Lomba do Pinheiro e Partenon discutem Plano Diretor
As comunidades da Região 7 de Porto Alegre participaram, nesta sexta-feira (24/08) à noite, da quinta audiência pública - de uma série de oito - promovida pela Câmara Municipal com objetivo de discutir a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Participaram da reunião, realizada no Ginásio de Esportes CAR Lomba do Pinheiro, os moradores dos bairros Agronomia, Aparício Borges, Lomba do Pinheiro, Partenon, Santo Antônio, São José e Vila João Pessoa, que apresentaram as principais sugestões das suas respectivas comunidades.
O coordenador do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, Claro Diego Lopez, quer que o Plano Diretor garanta a manutenção dos mananciais, arroios e mata nativa. Não queremos que os edifícios nos tirem o privilégio que esta região tem junto à natureza, destacou. O representante da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), Tomaz Acosta, disse que a comunidade dos bairros envolvidos quer, entre outras coisas, a regularização dos loteamentos irregulares, saneamento, mais escolas para atender a 3,5 mil crianças que não conseguiram matrícula e áreas para cultura e lazer. Eduíno Matos, da ONG Solidariedade, disse que a região requer, principalmente, a aprovação pela Câmara Municipal do projeto Lomba do Futuro, solução viária para certos locais saturados e a desativação gradual do Presídio Central.
Estiveram presentes à audiência a presidenta da Câmara, Maria Celeste (PT) e os vereadores Adeli Sell (PT), Aldacir Oliboni (PT), Carlos Comassetto (PT), Neuza Canabarro (PDT) e Maria Luiza (PTB). As audiências têm por objetivo esclarecer a população sobre a importância do Plano Diretor, bem como recolher sugestões que serão encaminhadas à Comissão Especial da Câmara Municipal que deverá avaliar o projeto do Executivo de revisão do PDDUA.
Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)