Entrada Gratuita

Luciano Mallmann encena Ícaro no Teatro Glênio Peres

O ator gaúcho, que sofreu uma lesão medular em 2004, também é autor do texto e produtor do espetáculo

  • Peça teatral Ícaro, com Luciano Mallmann.
    Luciano fala de vivências próprias e de personagens com deficiência (Foto: Fernanda Chemale / Divulgação)
  • Peça teatral Ícaro, com Luciano Mallmann.
    O cartaz da peça, que tem apresentações nesta sexta e no sábado
O monólogo Ícaro, escrito, encenado e produzido pelo ator gaúcho Luciano Mallmann, é a atração desta semana da III Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre. O espetáculo terá duas apresentações, nesta sexta-feira (17/11) e neste sábado (18/11), às 20 horas, com entrada gratuita e classificação indicativa de idade de 16 anos. Os ingressos estão disponíveis na Seção de Memorial da Câmara, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas, ou no saguão do teatro meia hora antes do início da peça.

Com direção de Liane Venturella e trilha sonora de Mônica Tomasi, Ícaro tem seis cenas: Apresentação, A Modelo, O Lutador, A Mãe, O Ator e o Acrobata. São depoimentos de um lesionado medular cervical - o próprio Luciano Mallmann - e outras histórias baseadas nas vidas de outras pessoas usuárias de cadeiras de rodas que ele conheceu desde 2004, quando se acidentou em uma acrobacia aérea em tecido.

Durante toda a peça, Luciano dialoga com o público e aborda temas como preconceito, resiliência, relações entre pais e filhos, relações amorosas, suicídio e gravidez. O objetivo principal de Ícaro, como ele divulga, é despertar, por meio do teatro, princípios de igualdade e cidadania, aproximando o público da realidade das pessoas com deficiência, "derrubando mitos e quebrando paradigmas". 

Trajetória 

Antes de chegar ao Teatro Glênio Peres, o monólogo teve apresentações no Instituto Goethe, em março de 2017; na 1ª Edição do Arte no Parque, na Redenção, em abril passado; e no Instituto Ling, em maio deste ano, além do festival Porto Alegre em Cena. Mas Luciano, que nasceu em Cachoeira do Sul (RS), atua desde 1991, tendo se apresentado em diversos espaços do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Em 2011, produziu e atuou em A Mulher sem Pecado, de Nelson Rodrigues, com direção de Caco Coelho. No cinema, participou de Bio (2017), novo filme de Carlos Gerbase.

Também fazem parte da ficha técnica de Ícaro: Fabrício Simões (design de luz), Lígia Motta (preparação vocal), Léo Sant’Anna (divulgação), Fernanda Chemale (fotografia) e Walmor Corrêa (identidade visual). 

O Teatro Glênio Peres fica no 2º piso da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Assim como os ingressos, o estacionamento é gratuito. Informações: (51) 3220-4318.

Próximas atrações da III Mostra

Data

HorárioEspetáculoModalidadeClassificação indicativa
17/1120 horasÍcaroTeatro Adulto16 anos
18/1120 horasÍcaroTeatro Adulto16 anos
24/1120 horasLançamento do segundo EP da banda Trabalhos Espaciais ManuaisMúsicaLivre
25/1120 horasLançamentro do segundo EP da banda Trabalhos Espaciais ManuaisMúsicaLivre
1º/1220 horasSimplesmente Flamenco – Tablado AndaluzDança Livre
2/1220 horasSimplesmente Flamenco – Tablado AndaluzDança Livre
8/1220 horasSeteOito – ImpermanênciasDançaLivre
9/1220 horasSeteOito – ImpermanênciasDançaLivre
15/1215 horasA Arca de NoéTeatro InfantilLivre
16/1216 horasA Arca de NoéTeatro InfantilLivre


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) *