HOMENAGEM

Luiz Carlos Camargo recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

Iniciativa do vereador Ramiro Rosário (PSDB) foi aprovada por unanimidade pelos vereadores

  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Luiz Carlos Camargo. Na foto, vereador Ramiro Rosário, proponente
    Ramiro: “Com muito trabalho e generosidade, esse paulista de nascimento veio transformar a vida de tantas pessoas na Capital e no Rio Grande do Sul e tornou-se um legítimo porto-alegrense” (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre a Luiz Carlos Camargo.
    Ao lado da esposa Estela, Camargo recebeu o título dos vereadores Ramiro Rosário, Felipe Camozzato, Fernanda Barth, Alexandre Bobadra e do secretário-adjunto de Relações Institucionais, Luciano Marcantônio (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal entregou, nesta terça-feira, 9, o título de Cidadão de Porto Alegre ao empresário Luiz Carlos Camargo. A proposição, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, é do vereador Ramiro Rosário (PSDB).

Presidente da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN), Camargo é administrador de empresas. Veio de São Paulo a Porto Alegre em 1979, aos 23 anos de idade, com o desafio de instalar uma filial do Grupo Galeazi, líder na comercialização e distribuição de metais não ferrosos e aço inoxidável no sudeste do Brasil, para atender o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Passados 42 anos que eu cheguei a essa cidade, me sinto recompensado. Antes eu era ‘paúcho’, meio paulista e meio gaúcho. Agora, sou ‘gaulista’, mais gaúcho do que paulista. Vou levar essa distinção para o resto da minha vida. Daqui não saio, daqui ninguém me tira!”, afirmou Camargo.

Ramiro disse que Camargo é um legítimo representante dos heróis brasileiros do cotidiano, os empreendedores, que lutam contra burocracia, a ineficiência da máquina pública, a concorrência desleal e a insegurança, gerando emprego e renda. “Com muito trabalho e generosidade, esse paulista de nascimento veio transformar a vida de tantas pessoas na Capital e no Rio Grande do Sul e tornou-se um legítimo porto-alegrense”, destacou Ramiro.

O vereador contou que, logo que assumiu a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em 2017, teve de enfrentar os alagamentos históricos no 4º Distrito. Sem contratos de manutenção das casas de bombas e com escândalos de corrupção na pasta herdados da gestão passada, Ramiro contou com a ajuda da comunidade para fazer obras emergenciais na região. “A cada chuva, a água invadia a casa das pequenas empresas e das pessoas no 4º Dsitrito. O Camargo liderou uma mobilização inédita entre os empresários que terminou com a arrecadação de R$ 150 mil, usados para recuperar a casa de bombas nº 5, diminuindo muito os alamentos na região dos bairros Humaitá e Farrapos. Foi ali que eu conheci um homem justo, que cobra, mas também aponta soluções e faz acontecer”, recordou Ramiro. “O Camargo é daqueles líderes que promovem a mudança através do exemplo”, completou.

A cerimônia de entrega da homenagem foi prestigiada pelos vereadores Felipe Camozzato (Novo), que presidiu a sessão solene, Fernanda Barth (PRTB) e Alexandre Bobadra (PSL), além do secretário-adjunto de Governança e Coordenação Política, Luciano Marcantônio, representando o prefeito Sebastião Melo, do secretário municipal da Segurança, coronel Mário Ikeda, e do adjunto, Gelson Guarda, a esposa Estela Camargo, filhos, amigos, colaboradores e representantes de entidades empresariais.

Luciano Marcantônio parabenizou Ramiro pela iniciativa e disse que Camargo “merece uns 10 títulos de cidadão de Porto Alegre”. “O Camargo sempre teve uma atuação de caráter social. Abriu as portas da sua entidade para a comunidade mais carente”, salientou.

BREVE TRAJETÓRIA
Camargo conduziu o Grupo Galeazi até a liderança do segmento no sul do País. A empresa foi uma das primeiras a aderir ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), tendo conquistado dois troféus, em 1998 e 2001. Localizada no 4º Distrito de Porto Alegre, a Galeazi Metais Sul sempre participou das campanhas do agasalho e à doação de materiais escolares destinados a entidades da região.

Por mais de 15 anos, Camargo esteve na diretoria e foi diretor financeiro da Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS), a qual contribuiu para o fortalecimento da indústria do aço no Estado. Atualmente, é membro do conselho superior da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e presidente da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN), que desde a sua fundação, em 1984, tem por finalidade trabalhar pelo desenvolvimento dos aludidos bairros, bem como do 4º Distrito. Como presidente da AEHN, se comprometeu a fortalecer a associação. Atualmente, a AEHN está em um dos momentos mais atuantes de sua história.

O empresário sempre atuou como voluntário em questões sociais. É ex-vice-presidente do Rotary Clube de Porto Alegre Glória-Teresópolis. Com o lema “fazer o bem sem olhar a quem”, o Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)