Márcio Bins Ely representará a Câmara em Londres
Pedetista buscará esclarecimentos sobre morte de porto-alegrense
O vereador Márcio Bins Ely (PDT) recebeu nesta terça-feira (23/1) autorização da presidenta Maria Celeste (PT) para representar a Câmara Municipal de Porto Alegre em missão especial em Londres, no próximo dia 3 de fevereiro. O objetivo será esclarecer as circunstâncias que levaram à morte do porto-alegrense Eduardo Iglesias Moreira, de 23 anos. Ele foi encontrado morto em 3 de novembro do ano passado numa rua da capital inglesa. Com a autorização da presidenta, Bins Ely terá apoio oficial da Casa para apurar as causas da morte do jovem.
Conforme o vereador, passados quase três meses da data da morte de Eduardo, a família dele continua sem o esclarecimento das autoridades inglesas sobre a causa. O jovem foi encontrado na rua, ainda com vida, e levado a um hospital londrino, onde morreu. De acordo com um laudo médico inicial, a causa da morte seria hipotermia, uma vez que não estava com roupas adequadas para uma temperatura em torno de zero grau. "Queremos saber, por exemplo, por que o corpo demorou para ser liberado. Também por que no laudo médico constam hematomas nas axilas e um corte nas costas.
O pedetista inicialmente agendará contatos com as autoridades londrinas para obter esclarecimentos a cerca da morte de Eduardo. Para tanto, Bins Ely solicitará apoio oficial da Polícia Federal e da Embaixada do Brasil em Londres.
Na audiência com Maria Celeste, Bins Ely estava acompanhado dos pais de Eduardo, Luiz Cláudio e Andréa Moreira, e do presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Sérgio Bittencourt, além do ex-presidente da entidade, Jair Krischke. Eles agradeceram o empenho da Câmara Municipal na tentativa de esclarecer as causas da morte de um jovem cidadão porto-alegrense em Londres.
José Alfredo Possas (reg. prof. 5530)