Sessão Solene

Marcos Barcelos é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Marcos Ferreira Barcelos.
    Marcos Barcelos é o mais novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Marcos Ferreira Barcelos.
    Mauro Pinheiro propôs a homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (14/12) o título de Cidadão ao empresário Marcos Ferreira Barcelos. A homenagem, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador Mauro Pinheiro (PL).

Pinheiro observou que comerciantes como o homenageado normalmente são aqueles que dão oportunidade aos jovens do bairro de conseguir o primeiro emprego. São estes empreendedores também, que além de gerar empregos e riquezas numa determinada região da cidade, acabam por criar vínculos com a comunidade. "E Marcos Barcelos é uma destas pessoas, não apenas com seus empreendimentos mas também por sua atuação social."

O vereador acrescentou que quando conheceu o homenageado, viu nele sua própria infância e juventude, quando vendia pôster do Inter na Rua da Praia, quando lavava carros e dirigia táxis até montar um minimercado. Quem já teve um mercadinho de bairro, disse Pinheiro, sabe como é: começa doando uma cestinha básica para alguém que chega pedindo um auxílio, depois ajuda nas festinhas da Igreja e, assim, vai criando um vínculo com a comunidade. "Marcos é um exemplo deste tipo de empreendedor. Um cara bacana e trabalhador que cresceu mas não deixou de ser humilde e que está sempre pronto para ajudar a comunidade da sua região."

Barcelos disse estar emocionado com a homenagem recebida pela Câmara. Agradeceu aos vereadores que aprovaram o título e, em especial, a Mauro Pinheiro, que o indicou para receber a distinção. Disse que divide o título com todas as pessoas que o acompanham em sua trajetória. Destacou que a homenagem o incentivará a continuar o trabalho social que promove na região do Lami em parceria com a comunidade e a Igreja. "Só o que tenho a dizer é que agradeço, do fundo do meu coração, a homenagem que estou recebendo."

História

Barcelos nasceu na cidade de Viamão/RS em 1971, vindo de família humilde, seu pai taxista e sua mãe do lar. Com aproximadamente um ano de idade mudou-se para Porto Alegre, vindo a residir no bairro Camaquã, onde concluiu o Ensino Fundamental. Aos 14 anos de idade já trabalhava lavando carros num estacionamento. Aos 16, teve pela primeira vez a sua Carteira de Trabalho assinada.

Aos 18 anos, tirou a sua carteira de motorista e foi trabalhar de taxista, mesma atividade de seu pai. Aos 25 anos, no bairro Lami, montou o seu primeiro negócio, iniciando a Comercial Lami Materiais de Construção, que, em poucos anos, se tornou a maior empresa do ramo da região.

Aos 32 anos começou a construir o prédio que deu início ao Supermercado Bom Lami, hoje empregando mais de cem funcionários, se tornando o Centro Comercial Bom Lami, com a agropecuária Bom Lami, considerado o segundo maior empregador do Extremo Sul. Mais recentemente, fundou o Balneário Paraíso, local encantador para desfrutar da natureza com a família e amigos.

Durante sua vida, Barcelos sempre esteve envolvido com causas socais, ajudando a comunidade da sua região.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)