Homenagem

Mario Sergio Cortella e André Veiga serão homenageados na Câmara

Sessão ordinária híbrida. Vereador Moises Barbosa na tribuna.
Sessão ordinária híbrida. Vereador Moises Barbosa na tribuna. (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

Dois projetos do vereador Moisés Barboza foram aprovados nesta quarta-feira, 17/11, na Câmara Municipal de Porto Alegre. O primeiro concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao Filósofo, doutor em Educação e professor Mario Sergio Cortella e o segundo concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao diretor-executivo da Kinder, Centro de Integração da Criança Especial, André Luis Haide Veiga.

Nascido em Londrina, interior do Paraná, Cortella é professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em Educação da PUC-SP, professor-convidado da Fundação Dom Cabral, e foi no GVPec da Fundação Getúlio Vargas, entre 1998 e 2010. Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação da cidade de São Paulo (1991–1992), durante a administração de Luiza Erundina, e foi membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES/MEC (2008–2010). Cortella foi um dos dez finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, criado para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira. Tem obras publicadas no campo da filosofia e da educação. E grandes contribuições ao Terceiro Setor.

“Agradeço a lembrança de meu nome e, especialmente, a honrosa intenção; é para mim uma imensa deferência pensarem em me outorgar o título de Cidadão de Porto Alegre”, disse Cortella.

André Luis Haide Veiga é natural de Porto Alegre. Desde junho de 2017 é o diretor-executivo na KINDER, Centro de Integração da Criança Especial, uma organização do Terceiro Setor, de caráter filantrópico, voltada à Educação, Saúde e Assistência Social, de crianças de zero a 24 anos, portadoras de severas deficiências mentais e motoras, classificadas como múltiplos deficientes. A Kinder educa, reabilita e habilita mais de 300 bebês, crianças e adolescentes com deficiências múltiplas.