Institucional

Mauro Pinheiro assume como presidente da Câmara

  • Solenidade de Posse do Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Vereador Mauro Pinheiro e da nova Mesa Diretora.
    Mauro Pinheiro assume presidência da Câmara pela segunda vez (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Solenidade de Posse do Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Vereador Mauro Pinheiro e da nova Mesa Diretora.
    Mesa Diretora será formada por Engenheiro Comassetto, Fernanda Barth, José Freitas, Mauro Pinheiro, Tanise Sabino e Gilson Padeiro (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Em sessão especial realizada nesta quarta-feira (3/1), o vereador Mauro Pinheiro (PL) assumiu como presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre em 2024. É a segunda vez que Pinheiro dirige a Casa. A primeira foi em 2015.

O novo presidente abriu seu discurso agradecendo a Deus pela vida. "Há exatamente um ano, após complicações de uma cirurgia, fiquei 15 dias hospitalizado, sendo nove deles na UTI." Em outro momento de emoção, lembrou do pai, falecido em 2022.

Desafios

Pinheiro disse que ser presidente da Casa em 2024 é motivo de orgulho, assim como também foi em 2015. "Os desafios agora são maiores que da primeira vez, o que me deixa mais motivado a desempenhar este papel."

O novo presidente salientou que 2024 será desafiador, pois a Câmara terá pela frente muitos projetos importantes. Mas disse acreditar que a Casa vai debater e encontrar as melhores soluções para a cidade. "Meu compromisso como presidente será o de desatar nós para que a cidade avance." Ressaltou que suas decisões não serão pautadas por interesses partidários e sim pela melhoria das condições de vida na cidade.

Exemplo

Em relação à administração da Casa, garantiu que vai dirigi-la para que a Câmara continue a surpreender positivamente a cidade como bom exemplo de administração pública. "Todo ano damos exemplo a outros poderes e a outras cidades de prestação de contas, devolvendo recursos ao Executivo. Quero seguir com esta iniciativa, ampliando a eficiência do Legislativo e o bom uso dos recursos públicos."  

Pinheiro também falou sobre as eleições municipais deste ano e fez um pedido aos vereadores. "Peço que tenhamos a mentalidade de paz e solidariedade durante nossa atuação." Segundo ele, a sociedade brasileira ainda está machucada pelo ódio e pela violência que marcaram 2022. "Por isso, peço que sejamos conduzidos pelo espírito de respeito a todos, especialmente a quem não pensa como nós."

Nova Mesa

Junto com Mauro Pinheiro foram empossados também os integrantes da Mesa Diretora de 2024: 1º vice-presidente, José Freitas (Republicanos); 2ª vice-presidente, Psicóloga Tanise Sabino (PTB); 1º secretário, Gilson Padeiro (PSDB); 2ª secretária, Mari Pimentel (Novo); 3ª secretária, Fernanda Barth (PL), e 4º secretário, Engenheiro Comassetto (PT).

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)