Plenário

Médicos recebem homenagem na Câmara Municipal

  • Período de Comunicações em Homenagem ao Dia do Médico
    Homenagem foi realizada hoje à tarde no Plenário (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em Homenagem ao Dia do Médico. Na foto, Dr. Carlos Isaia Filho, presidente do Cremers
    Carlos Isaia Filho, presidente do Cremers (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período destinado às Comunicações, durante a sessão ordinária híbrida da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (18/10), contou com uma homenagem, proposta pela Mesa Diretora ao transcurso do Dia do Médico, celebrado no dia 18 de outubro.

Em nome da Mesa, a vereadora Mônica Leal (PP) destacou que o parlamento municipal deve saudar a todos os médicos que foram imprescindíveis, principalmente nesse período pandêmico que o mundo enfrentou. “Devemos mostrar nosso reconhecimento a essa nobre profissão que deve ser lembrada e me sinto muito feliz em poder fazer parte dessa homenagem”.

Mônica ressaltou ainda que os médicos são incansáveis em seu ofício, sempre preservando pelo bem estar de seus pacientes e pelo bem maior que é a vida. Salientou que essa também é sua homenagem pessoal por ter convívio diário com médicos formados em sua família, por médicos que conheceu ao longo do tempo e “por serem profissionais competentes, dedicados, solidários e incansáveis na sua profissão”.

Enfatizou da responsabilidade de exercerem a medicina comunitária e sem dúvida de grande utilidade pública. “São motivo de orgulho para todos nós, no trabalho diuturno nos hospitais em período de pandemia que ultrapassaram todas as forças de estrutura, de equipamentos e no agravamento do caos das internações”. Mônica lembrou de quantos não foram os médicos que se contaminaram e muitos que perderam a batalha contra a Covid-19. “Esses profissionais foram heróis nessa batalha incansável e saudou também a todos os profissionais de saúde da Câmara Municipal. Gratidão é o que temos de profundo sentimento a todos os médicos que são anjos e heróis”.

Aldacir Oliboni (PT) disse que é uma enorme gratidão, pois é o médico que nos traz o diagnóstico e a definição para que possamos tratar do problema de saúde. “Esses profissionais são responsáveis em devolver a vida a quem sofre. Portanto, o nosso reconhecimento deve ser fora do comum. Temos que valorizar esse profissional que deve ser reconhecido porque é ele quem enfrenta a problemática de uma contaminação, coloca a sua vida em risco e salva muitas vidas. 

Médicos

O presidente do Cremers, Carlos Isaia Filho, afirmou que o Dia do Médico é um dia de agradecimento à população, que confiou sua vida aos profissionais durante a pandemia; aos colegas médicos, que nesses quase dois anos fizeram jus ao juramento hipocrático, “dando tudo o que poderiam dar na busca por salvar vidas”; aos gestores de saúde, que possibilitaram melhores condições para atuação dos profissionais de saúde. “Tivemos muito o que aprender frente a uma nova situação, uma pandemia que praticamente todos nós médicos vivos não tínhamos passado”, avaliou. Ele ainda agradeceu à variedade de pesquisadores e profissionais que atuam “na linha de trás” para viabilizar novos protocolos de tratamento e medicamentos, e que conseguiram, “em um tempo brilhante e curto”, a produção de vacinas contra a Covid-19. 

Gerson Junqueira Junior, presidente da AMRIGS, lembrou que o dia 18 de outubro é o dia em que a Igreja Católica celebra São Lucas Evangelista, que além de propagar o evangelho, foi um médico reconhecido por sua bondade, dedicação e abnegação. “Desde o século XV, São Lucas passou a ser o patrono dos médicos e no dia 18 se comemora o Dia do Médico”, explicou, destacando que os profissionais desenvolvem seu trabalho também com bondade e abnegação. “Neste período de pandemia, nós simplesmente fizemos o que fazemos todos os dias: não fugimos à nossa responsabilidade social, não fugimos ao nosso juramento hipocrático e buscamos salvar vidas”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, agradeceu aos  médicos “que trabalham rotineiramente todos os dias numa das épocas mais difíceis que o mundo já enfrentou”. Citando que a história da humanidade também pode ser dividida por doenças, desde as pragas que assolaram o Egito, passando pela peste bubônica até as moléstias atuais, destacou a luta incessante da pesquisa e da medicina no sentido de conter esses males. Sparta citou que as clínicas, unidades de saúde e hospitais eram lugares de altíssimo risco no auge da pandemia e que os profissionais da saúde seguiram trabalhando nesses espaços. “Enquanto agentes públicos, fazemos nossa reverência”, afirmou. 

Para Alessandra Felicetti, diretora do Simers, os médicos carregam consigo toda uma responsabilidade de cuidar e salvar vidas. “Ser médico é mais do que uma profissão, ser médico é uma missão”, afirmou. “Quando a sociedade nos chama, nunca fugimos à responsabilidade de atender, sempre enfrentando todas as intempéries que possam surgir”, acrescentou, ressaltando que quem opta pela profissão também faz a escolha por um estilo de vida onde é necessária maior disponibilidade de tempo para o trabalho. A dirigente ainda informou que o Sindicato iniciou campanha de valorização do médico, pedindo respeito, boas condições de trabalho, autonomia profissional, salário digno e em dia. Com relação aos médicos municipários de Porto Alegre, reivindicou remuneração adequada. 

Também estiveram presentes na homenagem o diretor da Policlínica Militar de Porto Alegre, o médico coronel Riciele Bazzan, e Solismar dos Santos Amaro, relações institucionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)