DESTAQUES

Memorial Luís Carlos Prestes: Pedro Ruas presente

Olívio, Tarso, Pont, Fogaça e Fortunati presentes nos atos pelos quatro anos do Memorial. Ex-vereador Vieira da Cunha, lembrou das gestões que levaram a criação do Espaço Cívico-Cultural

Ruas grava mensagem ao Memorial
Ruas grava mensagem ao Memorial
Ex-prefeitos de Porto Alegre
Ex-prefeitos de Porto Alegre

O vereador Pedro Ruas (PSOL) participou no sábado (13/11/2021) das comemorações pelos quatro anos do Memorial Luís Carlos Prestes, na orla do Guaíba, em Porto Alegre, manifestando sua integração à luta contra a perseguição que vem sendo feita ao Memorial. “Esse projeto para tirar o nome do Prestes é absolutamente sem sentido, um absurdo, é uma tentativa de atacar ideologicamente uma obra consagrada. Nós seremos resistência ativa na Câmara de Vereadores”, disse Ruas. Durante todo o sábado foram realizadas manifestações dentro e fora do prédio que foi concebido por Oscar Niemayer como presente ao amigo Prestes.

O líder da bancada da Oposição na Câmara de Vereadores da Capital, que na década de 80 concedeu o título de cidadão Emérito de Porto Alegre a Prestes, destacou que aquela Casa Legislativa teve trabalho intenso para apoiar a proposição de criação do Memorial.  Os idealizadores, conforme Ruas, buscaram garantir um espaço que representa os valores da democracia, da igualdade e da resistência. Além de líderes políticos e diversos partidos, a sociedade civil organizada apoiou a concepção e construção do Memorial, tendo na liderança o então vereador Vieira da Cunha, que também prestigiou as atividades no sábado, lembrando que na época José Fogaça era prefeito e abraçou a campanha.

Fogaça foi um dos cinco ex-prefeitos presentes na solenidade de abertura dos eventos realizados no sábado e que foram encerrados com um abraço ao prédio do Memorial. Os ex-prefeitos Olívio Dutra, Raul Pont, Tarso Genro e José Fortunati se manifestaram contra as tentativas de mudar a denominação do Memorial, conforme projeto de vereadora na Câmara de Porto Alegre. O ex-prefeito Alceu Colares, por problemas de saúde, não compareceu, mas comunicou seu apoio.

Além de Pedro Ruas, também os vereadores Leonel Radde (PT), Daiana Santos e Bruna Rodrigues (PCdoB) prestigiaram, da mesma forma que o ex-vereador e deputado Raul Carrion, além de diversas outras autoridades, inclusive prefeitos da Grande Porto Alegre e populares. Durante o dia, artistas, intelectuais e representantes da sociedade civil organizada, além da comunidade, prestigiaram as ações que teve uma tarde lúdica na feira intitulada Bella Ciau, idealizada pela artesã Sara Soares.  

O presidente da Associação do Memorial, Geraldo Barbosa, fez uma retrospectiva das atividades desenvolvidas no local, e agradeceu as presenças de todos. O vice-presidente da Associação do Memorial, Edson Ferreira dos Santos, destacou a importância do Memorial. “A pluralidade não pressupõe a superação de conceitos ideológicos. Queremos mostrar que Porto Alegre sabe conviver com a arte, a cultura e a política de forma superior. O quarto aniversário do Memorial reafirma que a democracia é superior ao autoritarismo e a intolerância”, disse.

Texto

Jurema Josefa/Imprensa Gabinete Ruas

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)