Institucional

Mesa Diretora apresenta balanço de atividades da Câmara em 2020

Importada em 30-12-2020.
Bins Ely, Pujol e Lourdes na última reunião da Mesa em 2020 (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Aconteceu hoje no início da tarde (30/12) a última reunião da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre no ano de 2020. Além do atual presidente, vereador Reginaldo Pujol (DEM), e de membros do Gabinete da Presidência e representantes das diretorias da CMPA, estiveram presentes a 2ª vice-presidente da Mesa, vereadora Lourdes Sprenger (MDB), e o vereador Márcio Bins Ely (PDT), que será o presidente do Legislativo em 2021.

No encontro, foi apresentado um balanço das atividades da Casa em 2020. Além das 16 sessões ordinárias, uma sessão extraordinária e uma Sessão Solene realizadas presencialmente, aconteceram 49 sessões ordinárias e 29 extraordinárias pelo Sistema de Deliberação Remota. No período, foram aprovados 17 projetos do Executivo e 57 projetos do Legislativo, além da análise de 26 vetos, dos quais 18 foram rejeitados e oito mantidos.

Ficou acertado na reunião que Lourdes Sprenger presidirá a sessão de posse dos vereadores e prefeito para a Legislatura 2021-2024, já que Pujol não foi reeleito para o que seria seu décimo mandato. “Nada mais simbólico neste ano em que o eleitorado enfatizou a participação das mulheres na vida pública que a minha querida colega Lourdes comandar a sessão de posse”, lembrou Pujol.

Pioneirismo

O presidente observou que a CMPA foi a primeira Câmara Municipal do Brasil a fazer reuniões remotas. Ele agradeceu a colaboração e empenho de toda sua equipe do Gabinete da Presidência e da CMPA, em especial ao diretor legislativo, Luiz Afonso Peres, "em um ano tão difícil como esse". Pujol reiterou que, surpreendentemente, em um formato on-line a Casa foi mais produtiva que o normal: “Conseguimos avaliar mais projetos no nosso plenário virtual do que em 2019. Isso em um ano eleitoral e totalmente desafiador. Podemos ser acusados de tomarmos decisões que em algum momento tenham desagradado a um ou outro, mas jamais de omissão”.  

Lourdes agradeceu a experiência ímpar de ter participado da Mesa Diretora e elogiou Pujol: “O senhor faz parte da história de Porto Alegre por nove mandatos. Sempre demonstrou diálogo e só tenho a agradecer nossa convivência”

Bins Ely também não poupou elogios ao colega de plenário: “Tenho uma imensa admiração, respeito e gratidão pelo aprendizado que tive com o senhor. Queria elogiar as suas decisões rápidas diante da realidade que enfrentamos juntos esse ano, e que seguirá ainda desafiador em 2021, quando creio que devemos nos debruçar sobre a questão de trazer a vacina para Porto Alegre como prioridade. Foi uma honra estar ao seu lado”. Encerrou agradecendo a todos e dizendo que a capital gaúcha precisa de esforços convergentes dos políticos e partidos em favor das pessoas.

Texto

Mariana Bertolucci (reg. prof. 8479)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)