Plenário

Metroplan destaca gestão partilhada entre cidades da Região Metropolitana

Oscar Escher defendeu integração entre sistemas viários da Região Metropolitana Foto: Leonardo Contursi
Oscar Escher defendeu integração entre sistemas viários da Região Metropolitana Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, na Tribuna Popular da sessão ordinária desta quinta-feira (13/11), o diretor superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Oscar Escher, para a apresentação das ações de integração da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Oscar Escher agradeceu a oportunidade de debater com o Legislativo municipal os projetos e implementações da Metroplan ao longo do ciclo da atual gestão. "Temos encontrado, no Executivo e no Legislativo de Porto Alegre, o entendimento sobre a responsabilidade de a Capital ser o principal polo da Região Metropolitana", disse. O diretor apresentou aos vereadores as demandas referentes ao planejamento integrado dos gestores metropolitanos nos quesitos infraestrutura viária e hidroviária, além dos projetos referentes à drenagem dos arroios que fazem parte da região.

Oscar Escher ressaltou a importância do avanço nas políticas de integração metropolitana e gestão partilhada. "Não podemos colocar muralhas políticas entre as cidades, mas, sim, atuarmos de forma integrada, na busca de melhorias para toda a população", afirmou o diretor, que também destacou Porto Alegre como uma referência de infraestrutura pública para as outras cidades. Partindo do pressuposto que a gestão partilhada é a forma mais racional de avanços integrados, o diretor alertou que, tanto o sistema viário metropolitano quanto o porto-alegrense, na sua estrutura regional, são válidos. "Mas é preciso que ambos estejam em sintonia para que os cidadãos de uma cidade não sejam prejudicados ao ter que se deslocar para outro município", disse.

O diretor afirmou que, se houvesse integração plena entre os sistemas viários, mais de 10 mil viagens entre as cidades da Região Metropolitana e o Centro Histórico da Capital seriam desnecessárias. "A Metroplan está avançando em um sistema de mobilidade que, juntamente ao Trensurb, irá melhorar o trânsito de Porto Alegre e acabará com gargalos históricos em vias como a Protásio Alves e a Bento Gonçalves", disse.

Do ponto de vista das instituições, Oscar Escher destacou a participação dos estabelecimentos na promoção de avanços logísticos e citou o diálogo que a Metroplan vem desenvolvendo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a duplicação da Avenida Ipiranga. Além disso, o diretor destacou o início de novas obras, como: a implementação de 90 quilômetros de troncais metropolitanos; a duplicação das Avenidas Protásio Alves e Getúlio Vargas; as melhorias estruturais da Avenida Tronco; o prolongamento da Avenida Ipiranga até a Avenida Antônio de Carvalho; a construção de uma ponte entre Alvorada e Porto Alegre; a implementação de dois projetos hidroviários, que estão em tramitação no Ministério das Cidades; além da reestruturação sustentável e mobilística da ERS-10 - Via Leste. "Todos esses projetos incluem melhorias urbanísticas, como novas calçadas e ciclovias", disse. 

Oscar Escher ressaltou que é imprescindível o diálogo entre os gestores municipais da Região Metropolitana sobre estruturas mobilísticas interligadas e projetos que qualificam a drenagem de arroios e mananciais pertencentes à região. "Temos que continuar a avançar na gestão partilhada do território metropolitano, pois este é o arranjo da solução de diversos problemas da comunidade. Aprendemos que a boa gerência se faz com atitudes e ações que ofereçam o que a comunidade precisa, e nós, como gestores públicos, temos de ser intérpretes das vontades da sociedade", concluiu.

Vereadores

Após a explanação do diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher, os seguintes vereadores e vereadoras se manifestaram sobre o tema:

ALINHAMENTO – Sofia Cavedon (PT) parabenizou Oscar Escher pelo trabalho que vem sendo empreendido na Metroplan e aproveitou para falar da importância de se alinhar o uso dos transportes alternativos com a construção coletiva de sistemas de metrô. “Não tem como pensar numa melhoria do transporte público se não houver uma integração verdadeira e real entre todas cidades da Região Metropolitana. A recuperação do arroio Feijó, que atinge aproximadamente cinco cidades da Região Metropolitana, é fundamental para garantir a qualidade de vida do nosso arquipélago. Esse arroio atinge os moradores com suas frequentes enchentes, quando transborda e prejudica a qualidade de vida da população.”, afirmou. (MK)
 
CONSÓRCIO – Alberto Kopittke (PT) destacou o balanço da gestão apresentada pelo diretor Oscar Escher, afirmando que foi por um ano o primeiro diretor executivo do Consórcio Metropolitano. “O consórcio iniciou o colegiado do Conselho Metropolitano, espaço que irá garantir a continuidade das políticas metropolitanas. Eu acredito em um planejamento de médio e longo prazos, mais estruturante, para consolidarmos o sonho de termos um parlamento em comum com a Região Metropolitana para discutirmos, cada vez mais, projetos integrados e processos de desenvolvimento. (MK)
 
INTEGRAÇÃO – João Carlos Nedel (PP) falou em nome da bancada do Partido Progressista para dar as boas vindas ao diretor e fez referência ao vereador e ex-prefeito da Capital, Guilherme Socias Villela, "que muito já trabalhou pela integração entre as cidades". “Hoje pela manhã, tivemos consciência que somos vereadores também da Região Metropolitana por sermos uma Capital. Eu parabenizo a Metroplan pelo Projeto aprovado já com recursos federais disponibilizados na Caixa Federal e que está em andamento”, ressaltou Nedel, ao falar sobre a revitalização do arroio Feijó e o manancial hidroviário da cidade”. (MK)
 
PARTICIPAÇÃO - Mauro Pinheiro (PT) observou que foi importante escutar o quanto foi feito até agora pela Metroplan, órgão que, segundo ele, estava bastante abandonado anteriormente. “Nós, vereadores de Porto Alegre, às vezes não temos conhecimento de tudo o que acontece. É muito importante haver essa participação política coletiva entre a Capital e a Região Metropolitana. Nós temos vias entre Viamão, Alvorada e Porto Alegre que precisam ser integradas e regionalizadas. A mobilidade urbana precisa ser aprimorada. Temos que avançar na relação entre esses municípios. Temos uma multidão de ônibus percorrendo o mesmo itinerário”, concluiu, acrescentando que as soluções metropolitanas precisam ser tratadas em conjunto”. (MK)

REALIZAÇÕES - Idenir Cecchim (PMDB) criticou a Metroplan, mas esclareceu que não se tratavam de reclamações pessoais ao diretor Oscar Escher. O vereador falou sobre a falta de ações do órgão. “Realização mesmo eu vi algumas ruas perto de Santa Catarina. Não que não sejam importantes, mas na Região Metropolitana, especificamente, só vi na revista”, disse. Cecchim também questionou os recursos da Caixa Federal para realização de obras e lembrou dos juros que são cobrados do Estado quando financiamentos são feitos. (JM)

APOIO - Alberto Kopittke (PT) respondeu à fala do vereador Idenir Cecchim e criticou a postura do colega. Kopittke defendeu as ações em nível federal feitas para as obras no Estado. “A presidenta Dilma foi a presidenta que mais botou obras na cidade de Porto Alegre”, afirmou o vereador, que também questionou sobre grandes obras que tenham sido feitas na cidade sem o apoio do governo federal. Kopittke ainda elogiou as ações pensadas pela Metroplan e agradeceu a presença de Escher. (JM)
 

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
          Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)