Plenário Virtual

Moção de apoio a profissionais da saúde gera polêmica

Reunião on-line entre vereadores busca informações e soluções para próximos passos no enfrentamento ao COVID-19
Discussões e votação da Moção foi feita de forma virtual e transmitida pela TV Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Os vereadores e vereadoras de Porto Alegre travaram longo debate na sessão ordinária desta segunda-feira (6/4), realizada de forma virtual, sobre Moção de Apoio e Solidariedade aos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente do combate ao Coronavírus (Covid-19). O texto foi proposto pelo vereador Aldacir Oliboni (PT) e acabou sendo rejeitado por 20 votos a 10.

Os parlamentares declararam seu apoio aos diferentes profissionais da saúde, mas a maioria entendeu que o último trecho da moção, relativo à não demissão de trabalhadores durante a crise provocada pela pandemia, poderia ser interpretado como um veto da Câmara Municipal à demissão dos servidores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf).

Durante os debates, vários vereadores pediram a retirada desta parte do texto, mas Oliboni defendeu que os trabalhadores do Imesf tem atuação fundamental no atendimento à população durante a pandemia e manteve a proposta na íntegra. Com o impasse, a maioria votou contrária à Moção.

 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)