Moção de repúdio

Moção de repúdio à fala da Vereadora de Pernambuco sobre ter um filho com deficiência é um castigo de Deus

Moção de repúdio
Moção de repúdio

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino utilizou a tribuna nesta tarde (08) para se posicionar a favor da Moção de repúdio “à fala da vereadora Zileide Monteiro, do município de Arcoverde, no estado do Pernambuco, que em sessão plenária disse que mulher foi ‘castigada por Deus’ por ter um filho com deficiência, no dia 30/10/2023”.

 

Conforme foi noticiado na grande imprensa, na noite do dia 30 de outubro, a vereadora Zirleide Monteiro (PTB), da cidade de Arcoverde, no Sertão, declarou durante uma sessão na Câmara de Vereadores que uma mãe estava sendo "castigada por Deus" por ter um filho com deficiência. A declaração foi feita por em um discurso na plenária. A mulher citada pela vereadora, que não foi identificada, é mãe de um jovem de 18 anos de idade com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Zirleide e a mulher citada teriam se desentendido dias atrás, antes da sessão.

 

Tanise Sabino, em seu posicionamento referiu que as mães e as famílias de autistas já foram rotuladas de muitas coisas, como inclusive, “mães geladeiras”. Tanise ainda salientou que ainda vivemos em uma sociedade preconceituosa, e com os vereadores, tem o dever de levar informação e entendimento. “Inclusive, como cristã, psicóloga e vereadora, tenha realizado palestras em diversas igrejas evangélicas, como a Igreja Assembleia de Deus, Igreja Avivamento da Fé e Igreja Aspirantes de Cristo, entre outras, com o objetivo de capacitar as lideranças eclesiásticas, sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sinais, sintomas, tratamento e como a igreja pode ser mias inclusiva, neste sentido. Um filho nunca será um castigo de Deus. Um filho sempre será uma benção”.