Monas & Santa Vilania é prorrogada até 11 de julho
A exposição Monas & Santa Vilania, do fotógrafo gaúcho Gerson Roldo, foi prorrogada até o dia 11 de julho na Câmara Municipal de Porto Alegre, com entrada franca. A mostra, que está montada no T Cultural Tereza Franco, marca o Mês da Diversidade e o Dia do Orgulho LGBT (28 de junho).
Na série Monas, Roldo exibe retratos de personagens da cena LGBT da Capital inspirados no quadro Mona Lisa - de Leonardo da Vinci -, do qual faz diversas releituras. O termo Mona também se refere a uma expressão relacionada à cultura gay. Em Santa Vilania, o artista mantém a temática LGBT ao representar cenas de vilões dos contos de fadas e do cinema, como Madrasta Má, Rainha de Copas, Capitão Gancho, Cruela Devil, Freddy Krueger, Dick Vigarista e Bruxa do Leste.
Formado em Fotografia pelo Senac/RS, Roldo registra, há 10 anos, pessoas e eventos, em projetos autorais e parcerias. Como fotógrafo, meu foco principal é clicar pessoas, independentemente da orientação sexual, diz. Em 2007, montou, na Câmara de Porto Alegre, a exposição Todas as Cores contra a Homofobia. Também expôs no Venezianos Pub Café - tradicional reduto gay do Bairro Cidade Baixa - as mostras Monas (2013), Gratas Personas (2006) e Espelho Dalma (2005).
Visitação
A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30min às sextas-feiras, na Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º piso. No dia 30 de junho, em função do jogo da Copa do Mundo no Estádio Beira-Rio, não haverá visitação à tarde. Informações: (51) 3220-4187. Apoio: Memorial da Câmara, Venezianos Pub Café, GoImage, Somos, Agência Bah!, Livraria Cultura, Ateliê Casa de Ícaro, Wviva e Grupo Plyme.
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)