INSTITUCIONAL

Mônica Leal é a nova Procuradora da Mulher da Câmara Municipal

Vereadora Mônica Leal toma posse como procuradora da mulher na Câmara Municipal
Vereadora Mônica Leal toma posse como procuradora da mulher na Câmara Municipal (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB) empossou a vereadora Mônica Leal (PP) como nova Procuradora da Mulher do legislativo. O ato ocorreu na tarde desta segunda-feira, 16, sala da Procuradoria Especial da Mulher, no terceiro andar do Palácio Aloísio Filho.

Sossmeier destacou a experiência da parlamentar que ocupará o posto durante o ano de 2023. "Importante contarmos com a experiência, a credibilidade e o trânsito da vereadora Mônica, neste que é um instrumento que deve atender a todos e principalmente a todas. A Câmara de Porto Alegre, que ano passado se destacou como a mais feminina entre as capitais do país, deve e tenho certeza que continuará a ser um espaço de respeito e defesa das mulheres", afirmou. 

Escolhida por unanimidade entre as vereadoras da Casa, Mônica Leal ressaltou a honra de exercer a nova função. "No momento em que vivemos, de fragilidade do âmbito político, quero fazer da procuradoria um espaço suprapartidário, de construção coletiva de ideias, onde o foco seja sempre o melhor para as mulheres. Minha intenção é trazer equilíbrio ao debate, e unir esforços para que nós mulheres possamos ocupar cada vez mais espaços, na política, na justiça, na saúde, e em todas as esferas", afirmou. 

A Procuradoria Especial da Mulher foi criada pela resolução 2.368 de 2015 e tem como missão zelar pelos direitos da mulher, bem como fiscalizá-los, controlá-los e incentivá-los, criando mecanismos de empoderamento, especialmente em situações de desigualdade de gênero. Além de zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Legislativo, a procuradoria recebe encaminha denúncias de violência e de discriminação contra a mulher, fiscaliza e acompanha a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade de gênero, e promove estudos e debates sobre violência e discriminação contra as mulheres.

Texto

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)

Edição

Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)