Comissões

Moradas da Hípica pede ônibus nos fins de semana

Carmem Lúcia relatou dificuldades Foto: Cristiane Moreira
Carmem Lúcia relatou dificuldades Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
A comunidade do bairro Moradas da Hípica, no Extremo Sul da cidade, esteve na Comissão de Habitação, Transportes e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira (29/4), para reivindicar o funcionamento da linha 272, do Consórcio STS, nos finais de semana e feriados. Segundo os moradores presentes à reunião, que contou com a presença de técnicos da EPTC, para se locomoverem nesses dias as pessoas são obrigadas a utilizar as linhas Restinga e Belém Novo, que funcionam sempre lotadas e em horários muito espaçados. 

“Não temos ônibus para trabalhar, nem para lazer”, lamentou a moradora Carmem Lúcia Silva de Oliveira. De acordo com ela, há apenas três horários de ônibus de outras linhas disponíveis nos fins de semana. “No domingo, temos de caminhar até as paradas da Juca Batista ou da Edgar Pires de Castro para pegar o Restinga ou o Belém”, informou. Carmem reclamou de motoristas e fiscais dessas linhas. “Não nos esperam embarcar nos ônibus com a desculpa de que estão atrasados”, criticou. Disse ainda que alguns passageiros ficam revoltados quando pessoas do Moradas da Hípica ocupam os ônibus. “Já quase apanhei”, contou. De acordo com ela, a comunidade também pede que a lotação entre no bairro.

Maurício Melo, delegado do Orçamento Participativo (OP), lembrou que mais de 6 mil famílias vivem no Moradas da Hípica e que uma solução para a carência de transporte nos fins de semana é cobrada há muito tempo. Já a delegada do OP Isabel Cristina Ataíde de Oliveira agradeceu o esforço dos vereadores, mas reiterou que as dificuldades com transporte continuam grandes. Contou que, em dezembro de 2013, uma menina chegou a quebrar o braço porque foi “prensada” dentro de um veículo lotado.

Proposta da EPTC

A diretora técnica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Maria Cristina Molina Ladeira, apresentou uma proposta para a solução da falta de transporte nos fins de semana e feriados. Informou que, nesses dias, a linha 272-Moradas da Hípica vai funcionar intercalada com as linhas Belém Novo e Restinga, estas duas últimas saindo de hora em hora do terminal. “Vamos ter um intervalo máximo de uma hora e, em alguns horários, de 30 minutos”, garantiu. A engenheira também anunciou que o funcionamento da 272 será ampliado até as 22 horas. Hoje vai até as 20 horas.

Sobre a reivindicação do presidente da Cuthab, vereador Paulinho Motorista (PSB), de colocar um ônibus da 272 às 6h10min nos dias normais da semana, a engenheira Maria Cristina disse que a EPTC tentará remanejar um carro articulado para servir ao local. Ela considerou difícil estender a linha Restinga Nova-Via Tristeza até o Centro e não apenas até a Receita Federal, na Avenida Loureiro da Silva, como solicitado pelos moradores. “Trabalhamos numa rede de transporte. Para levar o Via Tristeza até o Centro, tenho de tirar outra linha”, explicou. 

O vereador Paulinho Motorista considerou que, com a proposta feita pela EPTC, houve avanço para comunidade na questão do transporte aos fins de semana e feriados. Paulinho, porém, lamentou o fato de o Consórcio STS, operador da linha 272, não ter enviado representante à reunião.

O vice-presidente da Cuthab, Delegado Cleiton (PDT), lembrou que a Cuthab nunca mediu esforços para tentar resolver os problemas de transporte no Extremo Sul. Engenheiro Comassetto (PT) atribuiu as dificuldades ao modelo de transporte público, sem licitação, vigente em Porto Alegre, à “destruição da Carris” pelo atual governo municipal e à fiscalização deficiente. Também participaram da reunião os vereadores Alceu Brasinha (PTB) e Cassio Trogildo (PTB).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)