Moradoras da Campos Velho, no Cristal, aguardam solução
Quarenta e uma famílias que formam a Associação de Mulheres Anita Garibaldi e ocupam área na Avenida Campos Velho, no bairro Cristal, deverão aguardar nova reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre para definir sua situação. Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (14/8), apenas o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Jorge Luís Dusso, compareceu, além de representantes da comunidade. Conforme lembrou Rosaura Batista, presidente da associação, as famílias que residem no local não ocuparam a área de forma indevida: Fomos levadas para lá pela prefeitura em 2002 e, desde então, esperamos uma solução.
Na reunião, o vereador Dr. Humberto Goulart (PTB) lembrou que uma das características dessa comunidade é de ser, em sua maioria, formada por famílias chefiadas por mulheres. O vereador afirmou que, para a realização de projeto habitacional no local, é preciso ser feita a canalização do Arroio Cavalhada e também o desgravame de rua prevista para passar onde atualmente estão as famílias. Para isso, precisamos da participação de várias secretarias para encaminhar a questão, disse. Goulart destacou que, para a reunião da Cuthab nesta tarde, também foram convidadas as secretarias municipais de Governança Local, de Planejamento e do Meio Ambiente, além do Departamento de Esgotos Pluviais e a Empresa Pública de Transporte e Circulação.
Dusso, do Demhab, explicou que o Departamento somente poderá dar sequência a um projeto habitacional para a comunidade após ser definida a canalização do Cavalhada, feito o desgravame da rua e ultrapassada a norma técnica que prevê margem de cinco metros em caso de canalização de arroios. Sem vencer estes desafios técnicos, fica muito difícil fazem um projeto habitacional lá, salientou.
A comunidade reivindica a construção de sobrados pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Rosaura Batista sugeriu ainda que moradores que recebem Bônus Moradia estão dispostos a contribuir com os custos da canalização para o arroio, de modo a agilizar o processo. Estamos na área há 10 anos e vamos resisitir lá, afirmou.
Também participaram da reunião o advogado Felisberto Luisi, da Associação Anita Garibaldi, e os vereadores Toni Proença (PPL) e Elias Vidal (PV), além de diversos moradores.
Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)