Moradores da Rua Santa Terezinha cobram restituição da iluminação do local
Reunião da Cedecondh tratou sobre a restituição da iluminação da Rua Santa Terezinha, no Bairro Farroupilha, à comunidade local (Foto: Johan de Carvalho/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório) Conforme o vice-presidente da Associação de Moradores, Eduardo Ballvé (D), a retirada pela empresa IPSul dos postes com a iluminação deixou a rua muito escura (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA - Uso público, resguardado o crédito)
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (08/04), a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) tratou sobre a restituição da iluminação da Rua Santa Terezinha, no Bairro Farroupilha, à comunidade local. O presidente da Comissão, vereador Erick Dênil (PCdoB), abriu os trabalhos e passou a condução ao proponente da pauta, vereador Pedro Ruas (PSOL), que salientou a relação direta da iluminação pública com a segurança urbana – tópico central da Cedecondh.
O engenheiro civil e vice-presidente da Associação de Moradores da Rua Santa Terezinha, Eduardo Ballvé, contou que no início dos anos 2000 havia uma parceria entre o poder público e a comunidade para colaboração com relação à segurança e à iluminação naquela localidade. “Foram instaladas 14 luminárias abaixo das copas das árvores e isso acabou resolvendo, em termos, o problema da iluminação”, esclareceu. De acordo com Ballvé, a Associação de Moradores entrou com os materiais e a Prefeitura instalou e realizava a manutenção. Porém, em fevereiro, começou a retirada pela empresa IPSul dos postes com a iluminação, em “uma ação descoordenada”, segundo ele, o que deixou a rua muito escura. Ballvé disse ainda que a Prefeitura começou as podas nas árvores para instalar novas luminárias voltadas para a calçada, mas de forma lenta.
O secretário-adjunto da Secretaria Geral de Governo, Gelson Guarda, apontou que problemas relativos à falta de iluminação, sujeira nas ruas, nas praças, e poda de árvores são preocupações do município. De acordo com ele, tais ações envolvem diversas secretarias. “A solução para aquilo que nós não conseguimos de imediato, nós vamos solucionar” no decorrer do tempo, afirmou.
O secretário-adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos, Marcos Otton, frisou que o prefeito Sebastião Melo cobra muito a questão da iluminação pública e que a mesma está passando por um processo de modernização em Porto Alegre. “Hoje, nós temos 116 mil pontos de lâmpadas de LED”, destacou e que estão em um processo de retirada de cerca de 150 postes em alguns pontos da cidade, onde serão colocados postes novos. “A gente faz todo um estudo luminotécnico”, garantiu. Otton pontuou também que, além da instalação, é necessário realizar a poda das árvores do entorno, que é a situação dos moradores da Rua Santa Terezinha.
Nos encaminhamentos, o proponente da pauta agradeceu a presença e as contribuições de todos, e disse que o tema permanece. “Nós continuamos vigilantes e à disposição”, finalizou Ruas.