Cedecondh

Moradores de alameda na Medianeira pedem rede de energia e esgoto

Precariedade da distribuição da rede de energia elétrica, da rede de água e esgoto, da Alameda 125, do bairro Medianeira de Porto Alegre.
Representantes do Dmae e CEEE se reuniram com moradores na comissão (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na tarde de hoje (09/08), a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma reunião para debater sobre os problemas de energia e saneamento no bairro Medianeira. A reunião foi dirigida pelo vice-presidente da comissão, vereador Alexandre Bobadra (PL)

Alguns moradores do bairro, junto do seu representante, Rogério Peres, se manifestaram em relação à falta de energia elétrica e má assistência às caixas de relógio, que pegaram fogo. Os moradores pediram à CEEE Equatorial a extensão da rede elétrica e que cada poste instalado seja colocado dentro do terreno de cada morador. "Queremos colocar postes com suas caixas e relógios dentro do seu próprio pátio", disse uma moradora do bairro. Há mais de 16 famílias com problemas de energia na Medianeira, pois a CEEE Equatorial decidiu instalar os novos relógios na caixa de mais fácil acesso, porém, a mesma estava danificada, fazendo assim muitos moradores ficarem sem luz por mais de cinco dias, de acordo com os relatos dos moradores presentes à comissão.

Marcio Martins da Cunha, representante da CEEE Equatorial, disse que o acesso ao beco onde seriam instalados os novos relógios não faz parte de um logradouro público e sim de um local privado. Ou seja, não é possível que a CEEE entre de forma autônoma e monte a extensão de rede por conta própria. Só poderá colocar a rede com permissão da prefeitura." O outro problema citado por Cunha é a questão técnica da instalação, pois não se sabe se os espaços que os postes irão ocupar serão regulares ou irregulares. "A CEEE necessita fazer uma visita ao local para analisar as medidas corretas, caso ocorra a legalização pela prefeitura." 

Os moradores pediram também ao DMAE a colocação de rede de esgoto na comunidade, além da pavimentação do acesso. Marcus Caberlon, diretor de desenvolvimento do DMAE, pontuou como deve ocorrer a demanda para a instalação destes esgotos. O diretor irá fazer um encaminhamento topográfico para ver como será a instalação do encanamento no local e irá analisar a melhor maneira de instalar o esgoto. 

No fim da reunião, o vereador pediu para os moradores solicitarem à prefeitura os documentos necessários para a instalação dos novos postes dentro do acesso pela CEEE Equatorial e esperar as análises do DMAE. Após todas as medidas serem tomadas, será encaminhada uma nova reunião para discutir o resultado dos assunto debatidos na reunião de hoje.


Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)