Comissão

Moradores desconhecem origem de Ordem de Despejo da Nilo Wolff

Documento, que determina desocupação em 15 dias, tem carimbo do Demhab

  • Comissão debate desocupação imediata entregue aos moradores da Ocupação Jardim do Salso, no Bairro Restinga.
    Área é ocupada por cerca de 60 famílias. Muitas estiveram presentes à reunião (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Comissão debate desocupação imediata entregue aos moradores da Ocupação Jardim do Salso, no Bairro Restinga. Com a fala, vereador Professor Wambert.
    Na reunião desta terça-feira, Professor Wambert foi eleito vice-presidente da Comissão (Foto: Martha Izabel/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou reunião com famílias que ocupam área no Jardim do Salso, localizado no Bairro Restinga. O encontro, na manhã desta terça-feira (11/2), teve por objeto debater Ordem de Despejo que determina a desocupação do local em 15 dias. 

Segundo o advogado dos ocupantes, Gilson Britto, são aproximadamente 60 famílias que habitam uma área na Rua Nilo Wolff. “Fomos todos surpreendidos com essa notificação, mas não sabemos a sua origem legal, pois consta somente um timbre do Departamento Municipal de Habitação (Demhab)”.

De acordo com o advogado, a prefeitura de Porto Alegre, questionada, não esclareceu a origem do documento. “Em âmbito jurídico não temos nada, viraram as costas como se essas pessoas fossem descartáveis.” Brito informou ainda que já foi feito o cadastramento dos moradores, como forma de organização. “Mas nosso objetivo é oferecer resistência e só removeremos as famílias quando houver outra área adequada e digna de moradia”, enfatizou. 

Juliana Lambert, representante da comunidade, falou que as famílias não têm renda fixa e a maioria vive do Programa Bolsa Família ou de reciclagem. “Muitos ainda fazem bico para sobreviver”, disse ela.

Ausências 

O presidente da Cuthab, vereador Roberto Robaina (PSol), informou que a comissão irá buscar maiores detalhes em relação ao documento enviado à comunidade. “Vamos procurar saber a verdadeira situação jurídica dessa área junto ao governo”, prometeu. Ele criticou a ausência de representantes do Demhab e do Ministério Público na reunião desta manhã. “Foram convidados e sequer justificaram o não comparecimento”. No final do encontro ficou acertado que após o levantamento dos dados em relação ao terreno será feita uma reunião junto à comunidade.

Vice-presidente 

Durante a reunião, os integrantres da comissão elegeram o vereador Professor Wambert (PL) para ser o vice-presidente da Cuthab. Compareceram ao encontro os vereadores Dr. Goulart (PTB), Karen Santos (PSol) e Paulinho Motorista (PSB).

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)