Comissão

Moradores do Residencial Moradas do Sul pedem desassoreamento de bacias

Comissão debate a desobstrução e limpeza das bacias fluviais no Loteamento Moradas do Sul, no bairro Hípica. Na foto, os vereadores: Roberto Robaina, Karen Santos, Paulinho Motorista, Dr. Goulart Valter Nagelstein e Marcelo Sgarbossa.
Comissão ouviu reivindicações dos moradores na manhã desta terça (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

Os vereadores que compõem a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre receberam na manhã desta terça-feira (3/9) moradores do Loteamento Residencial Moradas do Sul, localizado no Bairro Hípica, Zona Sul da Cidade. O Residencial é composto por 27 ruas com aproximadamente 1.500 famílias. 

Na oportunidade, trataram dos constantes alagamentos causados pelo transbordamento das duas bacias de retenção localizadas no bairro. Segundo informaram, as obras de uma construtora nas imediações pode ser a possível causa das enchentes. “Já que a mesma aterrou o riacho que canalizava o esgoto pluvial nas imediações”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Residencial Moradas do Sul, Marcelo Corrêa. Ele falou ainda que a última manutenção foi feita pela Prefeitura há cinco anos. “Já estão assoreadas novamente”, ressaltou Corrêa pedindo aos vereadores intervenção junto ao Executivo para que mande máquinas para desobstruir as bacias, fazendo com que a água flua até o Arroio do Salso sem interrupção.  

Também foi solicitado aos vereadores providências para que seja melhorado o transporte coletivo no bairro. “Precisamos que seja ampliada a linha de lotação que atende a comunidade”, pediu Corrêa enfatizando que já existe um abaixo-assinado junto à EPTC pedindo solução para o problema. 

Os participantes pediram ainda a construção de um Posto de Saúde no local. “Temos o terreno e precisamos saber da viabilidade da construção”, reivindicou o presidente da Associação. 

No final do encontro ficou acertado que os vereadores farão conjuntamente um Pedido de Providências ao Executivo na tentativa de solucionar os problemas. 

Os representantes do Dmae e do Dep, convidados para a reunião, não compareceram, o que foi criticado pelos parlamentares. “Para uma próxima reunião vamos convocá-los e não convidá-los”, prometeu Paulinho Motorista (PSB), que pediu a reunião, dirigida pelo presidente da Cuthab, vereador Dr. Goulart (PTB). Também compareceram os vereadores Roberto Robaina (PSol), Professor Wambert (PRÓS), Valter Nagelstein (MDB) e Karen Santos (PSol). 

Texto

Regina Andrade (reg. Prof. 8.423)