Consciência Negra

Mostra resgata lugares e personagens negros da Capital

A Igreja das Dores Foto: Marcelo Amaral
A Igreja das Dores Foto: Marcelo Amaral

A Câmara Municipal de Porto Alegre exibe, até 19 de novembro, a exposição fotográfica Visões Além da Retina - Memória, Esquecimentos e Representações, promovida pelo Núcleo do Povo Negro da Carris em parceria com a Memória Carris, o Legislativo da Capital e a Secretaria Municipal de Educação. O evento faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra da Câmara (12 a 20 de novembro). 

Compõem a exposição três eixos temáticos distribuídos em cerca de 40 fotos de Marcelo Amaral. O primeiro retrata monumentos, prédios, ruas e estruturas que, de uma forma ou outra, têm relação com o povo negro. No segundo eixo, aparecem fotos de lugares de Porto Alegre que guardam marcas da identidade negra. No terceiro, há imagens de pessoas negras que exercem diferentes profissões, como o engenheiro João Cândido de Oliveira Neto, sobrinho-neto de João Cândido. Tema da Semana da Consciência Negra da Câmara em 2010, o gaúcho João Cândido - líder da Revolta da Chibata (1910) - tem um painel inteiro dedicado a ele.    

A exposição na Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255) pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras, com entrada franca. Informações: (51) 3220-4392 e e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br, ou pelos telefones (51) 3289-2100 e 9352-6153, com Renata.
  
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Exposição de fotos integra Semana da Consciência Negra