Motos poderão ter reserva de espaço em estacionamentos rotativos
Criar mais vagas de estacionamento para motociclistas, especialmente visando aos trabalhadores, é o foco do Projeto de Lei 033/13, apresentado pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB), que entrou em Discussão Preliminar de Pauta nesta segunda-feira (8/4) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre.
A proposta prevê a inclusão de um artigo na Lei 10.260/07 assegurando a reserva de espaço equivalente a uma vaga de automóvel para estacionamento oblíquo de cinco motocicletas em estacionamentos temporários remunerados. O proponente justifica que a cidade não se adequou ao aumento de 202,6% da frota de motocicletas, dificultando, principalmente, trabalhadores que dependem deste modal.
Porto Alegre tem uma concentração de 57 motos para cada mil habitantes. Porém, faltam vagas para estacionamento de motocicletas, bem como para que realizem carga e descarga, no caso da moto ser utilizada para o exercício de atividade profissional. Na região central da cidade, por exemplo, são apenas três locais destinados exclusivamente às motos (ruas Coronel Genuíno, General Câmara e Voluntários da Pátria), argumentou Nagelstein.
Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)