Plenário

Movimento Emaús de Porto Alegre é homenageado

Jovens distribuíram rosas no plenário Foto: Elson Sempé Pedroso
Jovens distribuíram rosas no plenário Foto: Elson Sempé Pedroso

Os 35 anos de criação do Movimento Emaús em Porto Alegre foram lembrados na sessão desta segunda-feira (16/6) da Câmara Municipal da Capital. Proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), a homenagem contou com a presença do presidente do Emaús porto-alegrense, Rodrigo Rodrigo Dihl Schiffner -, que recebeu uma placa alusiva ao aniversário -, participantes desse movimento da Igreja Católica. Jovens do Emaús fizeram uma apresentação musical e distribuíram rosas vermelhas.

Nedel lembrou que, no Brasil, o Emaús foi criado em 1969, movido pela observação do "vazio existencial" demonstrado pela juventude. O movimento chegou a Porto Alegre em 1973. "Iniciava-se para os jovens brasileiros uma nova caminhada no sentido inverso da desesperança, uma ajuda necessária para o retono à consciência do valor da vida e da Igreja", afirmou.

Segundo Nedel, em 35 anos, o Emaús da Capital realizou cursos sobre valores humanos e cristãos, que contaram com a participação de 7 mil adolescentes de 18 anos ou mais. "Oxalá, todos jovens pudessem passar por uma experiência como essa", declarou. O vereador ainda recordou que as missas do Emaús ocorrem às 20 horas de domingo na Igreja Maronita, na Avenida Jerônimo de Ornellas.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Grupo católico comemora 35 anos na Capital