Plenário

Movimento Orgulho Autista Brasil-RS marca presença na Tribuna Popular

  • Movimento Orgulho Autista Brasil no Rio Grande do Sul (MOAB-RS) participa de tribuna popular, representada pela oradora Luciana Medina
    Luciana pediu mutirão para zerar fila por consultas com especialistas (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Movimento Orgulho Autista Brasil no Rio Grande do Sul (MOAB-RS) participa de tribuna popular, representada pela oradora Luciana Medina
    Membros do grupo e vereadores prestigiaram a participação do MOAB/RS na sessão de hoje (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB-RS), Luciana Medina, discursou hoje (14/2) na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre. Ela elogiou o programa TEAcolhe, que cria centros de referência no Estado para pessoas com autismo, mas o considerou insuficiente. Solicitou medidas de curto prazo também, propondo a realização de um "Mutirão do autismo”, em parceria com as prefeituras e com o governo do Estado, para zerar a fila de espera por atendimento neurológico e psiquiátrico para autistas. Segundo ela, a fila é enorme e o tratamento em estágios iniciais é fundamental para o sucesso no desenvolvimento das pessoas com transtorno de espectro autista (TEA). 

Luciana, que é mãe de um jovem autista, citou conquistas já alcançadas pelos ativistas dos direitos das pessoas com autismo no Brasil, como a lei Berenice Piana, de 2012, que incluiu as pessoas com autismo no rol de pessoas com deficiência, o que permite seu acesso à assistência social e educação especializada. Citou a lei 13.438, de 2017, idealizada pela própria Luciana Medina, e aprovada por unanimidade da Câmara dos Deputados, destinada a auxiliar no diagnóstico precoce do autismo, que é uma das principais bandeiras de seu movimento, a da prevenção.

A oradora destacou também o trabalho do grupo no Estado durante a pandemia, quando contribuiu com cestas básicas e campanhas virtuais de conscientização sobre o autismo e as demais deficiências. O MOAB/RS realizou lives com especialistas de TEA sobre o impacto da pandemia no dia-a-dia de seus filhos e sobre a indicação e uso de canabidiol no tratamento de autismo. O número de coordenadores, que era quatro, passou para 26, com presença significativa na Região Metropolitana, além das praias. Além disso, falou também da importância de trabalhar em conjunto com as associações locais.

Manifestaram apoio à causa autista, em nome de suas bancadas, os vereadores Leonel Radde (PT), Cláudia Araújo (PSD), Lourdes Sprenger (MDB), Mari Pimentel (NOVO), Airto Ferronato (PSB), Bruna Rodrigues (PCdoB), Mônica Leal (PP), Pablo Melo (MDB), Comandante Nádia (DEM), Cláudio Janta (SD),Alvoni Medina (Republicanos), Alexandre Bobadra (PSL), Márcio Bins Ely (PDT), Jonas Reis (PT) e Psicóloga Tanise Sabino (PTB).

Texto

Matheus Riskalla (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)