Institucional

Mulheres da comunidade são homenageadas na Câmara

Nadine, Mônica, Lourdes, Maria Helena, Marilena, Sofia, Jussara e Carmen Foto: Vicente Carcuchinski
Nadine, Mônica, Lourdes, Maria Helena, Marilena, Sofia, Jussara e Carmen Foto: Vicente Carcuchinski (Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na tarde desta sexta-feira (13/3), uma homenagem a quatro mulheres que estão envolvidas em políticas públicas em defesa da mulher gaúcha, proposta pelas vereadoras Jussara Cony (PCdoB), Lourdes Sprenger (PMDB), Sofia Cavedon (PT) e Mônica Leal (PP). O evento ocorreu no saguão do Plenário Otávio Rocha e fez parte da programação da Semana da Mulher promovida pelo Legislativo da Capital. 

Sofia Cavedon homenageou a professora Marilena Ruchel da Cunha, fundadora do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa). Afirmou que a trajetória dela envolve a construção de uma cidade mais humana e com mais políticas públicas em benefício da educação. "Marilena possui uma profunda consciência política sobre a educação emancipatória e sobre a força sindical, e o seu trabalho em prol dos cidadãos de Porto Alegre sempre foi dedicado e bem-sucedido", disse a vereadora, destacando que é preciso reconhecer o trabalho das mulheres que dedicam suas vidas para a promoção de benefícios sociais.

Lourdes Sprenger dedicou sua homenagem à primeira-dama do Rio Grande do Sul e professora, Maria Helena Sartori. Destacou que o trabalho da também deputada estadual licenciada é dedicado às mulheres do Estado. "Maria coordena, atualmente, o gabinete de políticas públicas para as mulheres e lá desenvolve projetos que estão mudando o panorama de diversas porto-alegrenses", disse. 

Mônica Leal fez sua homenagem à vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), Nadine Anflor. Segundo a vereadora, Nadine conseguiu fundamentar sua profissão em um espaço fortemente dominado pelos homens e hoje exerce o seu cargo com destaque na inserção das mulheres em diversos ambientes de trabalho. "Temos, na segurança pública do Estado, uma mulher cativante e atuante no que diz respeito ao cuidado das vidas dos cidadãos e, principalmente, das vidas das mulheres", declarou.

Jussara Cony homenageou a advogada e conselheira tutelar Carmen Lopes, afirmando que ela é um exemplo de força feminina no Estado. "Carmen viveu em uma época na qual a democracia não tinha vez. No entanto, atuou na busca por mais dignidade para as mulheres e acabou se tornando presa política." Jussara ressaltou que a luta de mulheres, como Carmen Lopes, pela democracia e liberdade de expressão, fazem com que hoje tenhamos representações femininas em todos os âmbitos da sociedade. 

As homenageadas

Marilena Ruchel da Cunha - Professora municipal e orientadora educacional aposentada desde setembro de 1989. Participou da fundação da Ampa, hoje Sindicato dos Municipários (Simpa), no qual integrou o Conselho Fiscal e a diretoria. Marilena também integrou o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Fiscal e o Conselho Administrativo do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa).

Maria Helena Sartori - Deputada estadual licenciada, primeira-dama do Estado e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais do governo gaúcho, com focos de atuação nas políticas para as mulheres, no Programa Primeira Infância Melhor (Pim) e contra a violência escolar. Maria foi a primeira mulher na história da Assembleia Legislativa a exercer os cargos de líder do governo e de presidente da Comissão da Agricultura. Propôs e coordenou a frente parlamentar que acompanha e fiscaliza a execução de políticas públicas para as mulheres no estado gaúcho.

Nadine Anflor - Vice presidente da Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep). Primeira mulher a fazer parte da diretoria da entidade e a primeira a assumir sua presidência, em 2014. Trabalhou por mais de seis anos à frente da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, criando uma rede de atendimento e de fortalecimento da Lei Maria da Penha. Nadine também atuou na questão do trabalho da mulher, na divulgação da estabilidade no emprego, contra abusos no trabalho e pela orientação sobre empreendedorismo e reinserção no mercado de trabalho. 

Carmen Lopes - Advogada e conselheira tutelar. Por muitos anos foi secretária da Uampa. Durante os 34 anos como moradora do Jardim Dona Leopoldina, participou da fundação da associação comunitária do bairro, hoje denominada Acomajal. Há mais de 12 anos, Carmen participa do Eixo Baltazar do Orçamento Participativo, onde batalhou pela instalação da Escola Infantil Planeta do Saber e da Escola Infantil Profª Marieta Paixão Araujo. É incentivadora do fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)