COMPARECIMENTO

Município nega repasse de qualquer valor a empresários

Secretário Germano Brehm e Alexandre Freitas Garcia, Diretor Geral do DMAE, comparecemm ao plenário para prestarr esclarecimentos sobre contrapartidas dda obra da HAVAN.
Alexandre Garcia, Bremm e vereador Alexandre Bobadra (PL) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade negou o repasse de qualquer valor do município aos empresários que estão investindo no Centro Comercial Assis Brasil. Foi durante o Período de Comparecimento da sessão ordinária desta segunda-feira (13/06). Germano Bremm explicou que as lojas não só já estão compensando a cidade pelo aumento no acúmulo de água das chuvas só na área de 6 hectares em que está construindo, como, como contrapartida, se comprometeram a melhorar a drenagem em outros 200 hectares, fora do empreendimento, resolvendo, assim, um problema antigo da cidade - o dos alagamentos - e beneficiando, desta forma, toda a população da zona Norte. A prefeitura ficou responsável apenas pelo replantio de árvores e manutenção do espaço depois que os empresários ampliarem o canal de escoamento da água e entregarem a obra. Mas, mesmo este valor não foi repassado às empresas e, sim, ao fundo municipal do meio ambiente, que vai ficar responsável, então, por esta compensação vegetal. O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Alexandre Freitas Garcia, disse que é o mesmo procedimento adotado em outras regiões da cidade, como nos arroios Passo das Pedras, Dilúvio e Cavalhada e que o dinheiro do fundo é gerido pela própria secretaria do Meio Ambiente. Os empreendedores não receberam nem vão receber valor algum e vão, garantiu,  fazer a limpeza, a dragagem, o alargamento e ampliação do canal. Informou que, se não fosse o empreendimento, a oportunidade, o governo teria que fazer ele mesmo o serviço e gastaria mais de R$ 5 milhões e ainda teria que, de qualquer forma, compensar o verde que tivesse de ser retirado das margens do canal e gastaria, igual, R$ 1,7 milhões nisto. Ouça. 

 

COMPARECIMENTO - diretor-geral do Departamento Muncipal de Água e Esgotos (DMAE),  Alexandre Freitas Garcia. 

TRIBUNA -  Instituto Atlas Biosocial. Implementação da Lei Municipal de Ampliação da Triagem Neonatal. Presidente, Deise Zanin. 

COMUNICAÇÕES - 35 anos do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (SESCON-RS). REQ 070/22. 0347/22. SEI 03500040/2022-41. Lourdes Sprenger.

Texto

Joel Ferreira (Reg. Prof. 6098)

  • Contrapartidas ao Centro Comercial Assis Brasil