Plenário

Município terá cadastro de pessoas com anemia falciforme

Votação no Plenário Otávio Rocha  Foto: Elson Sempé Pedroso
Votação no Plenário Otávio Rocha Foto: Elson Sempé Pedroso
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (26/11), projeto de lei do vereador Guilherme Socias Villela (PP) que institui o Cadastro Municipal de Pessoas com Anemia Falciforme na Capital. Pelo projeto, as informações do Cadastro deverão ser coletadas junto a instituições hospitalares, bem como unidades de pronto-atendimento, públicas ou privadas, e associações de pessoas portadoras da doença. O cadastro conterá, no mínimo, nome, RG e CPF, idade, raça, endereço e telefone para contato, tipo sanguíneo e acompanhamento médico.

A proposta de Villela prevê que o Cadastro, a ser gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde, será disponibilizado somente às instituições, públicas ou privadas, que prestem atendimento ao cidadão enfermo, em especial aos pronto-atendimentos. "O Município de Porto Alegre promoverá ações divulgando os cuidados de que as pessoas com anemia falciforme necessitam, podendo recorrer a associações de pessoas com essa doença e grupos de estudos sobre a temática."

"A anemia falciforme é uma patologia que implica uma série de consequências aos enfermos e requer atenção especial dos profissionais da saúde, principalmente no que tange ao tratamento adequado às necessidades daquelas pessoas. Essa doença apresenta uma expressiva incidência entre indivíduos da raça negra. O nosso Estado apresenta um caso a cada 11.000 nascimentos", justifica o vereador.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)