Cidade

Nagelstein participa de inauguração do atracadouro da orla do Guaíba

Espaço, que estava fechado há dois anos, recebeu investimento de R$ 20 milhões

Presidente participa da inauguração do Atracadouro do Parque da Orla do Guaíba. Na foto, ao microfone, o presidente da CMPA, Valter Nalgestein.
Presidente Valter Nagelstein destacou importância das PPPs (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Nesta segunda-feira (26/3), data do aniversário de 246 anos de Porto Alegre, o presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (PMDB), prestigiou a inauguração do atracadouro do Parque da Orla do Guaíba. Na oportunidade, além do presidente do Legislativo municipal, também estiveram presentes os vereadores Luciano Marcantonio (PTB), João Carlos Nedel (PP), José Freitas (PRB), Alvoni Medina (PRB), Mauro Pinheiro (REDE), André Carús (PMDB) e Professor Wambert (PROS).

O secretário de municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizandro Sabino, destacou em sua fala que esta obra de revitalização é um processo de reestruturação administrativa e que integra a mobilidade urbana e arquitetônica da capital. Conforme o secretário, o local estava fechado desde 2015 e recebeu um investimento de R$ 20 milhões. “Hoje é um dia de celebração e essa obra significa muito para todos nós. Parabenizo a toda equipe envolvida nesta infraestrutura tão importante para os gaúchos”, disse Sabino.

O presidente da Câmara lembrou que a cidade de Porto Alegre celebra um dos dias mais importantes dos últimos 30 anos e que, com o aniversário da capital, a obra do atracadouro resgata a valorização de uma identidade que é só nossa. “A capital está trilhando o caminho de outros países, o da revitalização. Visamos a característica arquitetônica que a nossa cidade possui e precisa ser ressaltada”. Nagelstein lembrou ainda que este é um dos passos para se resgatar as nossas origens, e os 36 vereadores são participantes deste processo. “Construímos juntos diversos projetos em prol da capital e muitos avanços foram vencidos dentro da Câmara. E vamos buscar mais Parcerias Público-Privadas (PPPs) também para outros projetos tão fundamentais como o da revitalização do aeromóvel, do Cais do Porto e da orla, na perspectiva de valorização do turismo, urbanismo e da história”.

O prefeito da capital, Nelson Marchezan Jr., parabenizou o esforço de todas as secretarias municipais envolvidas na revitalização do atracadouro e enfatizou a importância dos vereadores em contribuir também na mobilidade urbana da cidade. “Os vereadores são a cidade e precisam apoiar as melhorias estruturais que a prefeitura vem realizando. Marchezan completou dizendo que para a manutenção desses espaços revitalizados, como as praças, parques e orla, “é fundamental a aprovação de projetos que autorizem o Executivo a buscar parcerias e concessões com o setor privado”.

Turismo 

O turismo náutico na capital envolve por ano cerca de 180 mil pessoas. O espaço representa a retomada da Usina do Gasômetro, ponto oficial de embarque desde 1991. O novo atracadouro vai permitir que as empresas tradicionais no ramo há mais de 40 anos ofertem passeios turísticos em maior número e com uma qualidade ainda melhor. Conforme o presidente da Associação do Turismo Náutico do Rio Grande do Sul (Atun) Vilian Velloso de Oliveira,  os barcos vão transportar cidadãos e visitantes que poderão contemplar o Guaíba, além de passar pelos estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio e o roteiro pelas Ilhas. Os passeios terão duração de aproximadamente uma hora e meia.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)