Presidência

Nagelstein se reúne com cônsul da Argentina

Presidente Valter Nagelstein visita o consul da Argentina Sr. Jorge e. Perren.
Cônsul argentino (e) destacou que considera fundamental aproximação com a Câmara de Porto Alegre (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (PMDB), esteve hoje (8/2) em visita ao cônsul-geral da Argentina em Porto Alegre, Jorge Perres. O objetivo da visita foi o de estreitar a relação entre os parlamentos.

Perres agradeceu a visita do presidente e mencionou "o afeto e amizade do povo porto-alegrense". Segundo o diplomata, que mora há três meses em Porto Alegre e tem 20 anos de carreira, a aproximação do parlamento municipal gaúcho é fundamental, tendo em vista que os problemas das cidades latino-americanas são muito parecidos e as características se assemelham. “Nosso objetivo é de integração com a Câmara e de estreitar nosso relacionamento, pois através da aproximação com os vereadores e do conhecimento do atual presidente com a indústria e o comércio poderemos trocar experiências, já que a Argentina visa relançar em breve uma câmara de comércio bilateral”.

Segundo ele, o país já tem este tipo de parceria com diversos estados brasileiros e comentou que a capital gaúcha não poderia ficar de fora. “Pretendemos estender esta experiência com a Fecomércio, Federasul e Fiergs e contamos com a Câmara da capital para integrar no crescimento dos poderes”, completa.

Nagelstein disse que “em nome do Legislativo Municipal sentia-se honrado em visitá-lo e que reforça o apoio de trocar experiências com o tão admirado país argentino". E disse ainda que é de interesse do parlamento municipal reforçar o intercâmbio através do parlamento argentino e destacou futuras agendas. No término da visita, o presidente convidou Perres para conhecer seu gabinete na Câmara e retribuir a hospitalidade recebida.“

Semelhanças

O cônsul também destacou coincidências entre Porto Alegre e seu país. Lembrou que, em 1810, data considerada como de libertação da Argentina, a capital gaúcha foi, oficialmente, elevada à categoria de vila, passando a contar com três vereadores. O cônsul ainda salientou que Porto Alegre está em primeiro lugar em número de cidades-irmãs da Argentina. Conforme o cônsul, a capital gaúcha está irmanada a cinco municípios do país vizinho: La Plata, Buenos Aires, Rosário, Paraná e Córdoba      

O consulado da Argentina em Porto Alegre não é o único na região sul. Existem também outros consulados localizados no Brasil: Uruguaiana, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Curitiba.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)