CIDADE

Nau recebe Diploma Honra ao Mérito da Câmara

Homenagem foi proposta pelo vereador Ramiro Rosário, que também presidente a Frente Parlamentar do 4D

Ramiro Rosário entregou o Diploma Honra ao Mérito da Câmara às irmãs Camila Borelli e Sara Borelli, sócias e cofundadoras do Nau nesta sexta-feira
Ramiro Rosário entregou o Diploma Honra ao Mérito da Câmara às irmãs Camila Borelli e Sara Borelli, sócias e cofundadoras do Nau. Foto: Fábio Born

Um dos símbolos da renovação do 4º Distrito de Porto Alegre – o Hub de Inovacão Nau Inspaces – recebeu o Diploma Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Vereadores nesta sexta-feira, 29 de outubro. A homenagem foi proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB), que lembrou sua infância na cerimônia de entrega do título. “Quando eu era criança, passava pelo prédio em ruínas do Clube Gondoleiros e perguntava por que ele estava abandonado. Agora, recuperado e ativo, certamente as crianças, no futuro, perguntarão o que é feito aqui para dar certo”, afirmou.

Ramiro disse que a homenagem reconhece a importância do empreendimento na recente transformação do 4º Distrito, bem como da reforma que trouxe nova vida à antiga sede do Clube Gondoleiros. “Esse prédio sempre foi um ponto de encontro da cidade com os seus bailes de carnaval. Agora, é um marco da retomada do processo de desenvolvimento e valorização do 4º Distrito e voltou a ser um ponto de encontro entre pessoas que querem inovar na cidade”, destacou.

Fundada em 2018, a Nau nasceu como um coworking, um ambiente de trabalho compartilhado. Nos últimos meses, porém, se tornou um hub de inovação, atraindo eventos e empresas que pensam e agem diferente. Oficialmente, o empreendimento abriu em março de 2020. Foi amplamente atingido pela pandemia, tendo de ficar fechado por mais de um ano e meio. Mesmo assim, tornou-se referência no 4D e para a Capital.

“Buscamos criar um negócio com alma que gerasse impacto positivo nas pessoas. Sonhamos ser agentes de transformação com grande ligação com a comunidade. Acho que já conquistamos isso. Acreditamos no futuro que não deixa ninguém para trás. Esse é só o começo. É por isso que essa homenagem é um reconhecimento ao nosso trabalho, é por isso que significa muito pra gente”, disse uma das proprietárias, a empresária Camilla Borelli.

Ramiro lembrou que o 4º Distrito sofreu com o processo de desindustrialização da cidade. "A região virou depósito de depósitos, com pouca circulação de pessoas, prostituição, drogadição e criminalidade. O seu renascimento ocorreu a partir de empreendedores corajosos, que se inspiraram em experiências de recuperação de áreas degradadas em outros países, para criar uma nova realidade. O 4º Distrito já é uma realidade, com atrações de inovação e entretenimento. O Nau virou a chave desse movimento. Chamou a atenção do poder público e se tornou um símbolo pra cidade e pro 4D”, observou o vereador, que também presidente a Frente Parlamentar do 4D.

Carlos Kolesny, um dos ativistas mais conhecidos do 4D, disse que é preciso criar as oportunidades. “O Nau representa a esperança do 4º Distrito”, falou. O vereador Alexandre Bobadra (PSL) destacou a importância do Nau como espaço de convivência criativa. Felipe Camozzato (Novo), vereador e vice-presidente da Frente Parlamentar do 4D, comentou que o Nau representa uma “nova página” para a Capital. “É a Porto Alegre que dá certo, do presente e do futuro”.

O secretário do gabinete de Inovação da prefeitura de Porto Alegre, Alexandre Borck, parabenizou Ramiro pela iniciativa. “Nada é mais bonito do que mudar a realidade de onde se vive. O vereador Ramiro está tendo a oportunidade de participar da transformação da sua região, o 4º Distrito. O Nau tem o mérito de criar a ambiência e a conexão para a inovação acontecer na nossa cidade”, disse.

O evento de entrega do Diploma Honra ao Mérito ao Nau contou também com a participação de vários empresários da região.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)