Comparecimento

Nova proposta pedagógica para rede municipal de ensino é apresentada na Câmara

Comparecimento da Secretária Municipal de Educação Janaina Franciscatto Audino para apresentar o projeto de novo plano pedagógico para a educação fundamental.
Secretária municipal de Educação, Janaína Audino (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A secretária de Educação de Porto Alegre, Janaína Audino, apresentou nesta segunda-feira (18/10) na Câmara Municipal a nova proposta pedagógica da rede municipal de ensino da Capital. O objetivo, de acordo com o Executivo, é resgatar a identidade em rede das escolas do município.

“Hoje não temos um referencial curricular que diz quais habilidades e competências os alunos precisam aprender em cada ano de ensino. Cada escola se organiza de um jeito e não dá a mesma oportunidade a todos os alunos. Queremos resgatar a identidade em rede, garantindo que todos alunos tenham a mesma oportunidade de aprendizagem”, explicou a secretária.

Dentre as mudanças está a adequação da carga horária. Atualmente, os alunos das séries inicias têm quatro períodos diários de 55 minutos, com intervalo de 20 minutos. Com a alteração, as crianças passam a ter cinco períodos diários, com duração de 45 minutos e intervalo de 15 minutos. Para os anos finais, ciências humanas muda de quatro períodos semanais para seis; ciências da natureza de dois períodos semanais para três; e a carga horária semanal passa de 24 horas para 20.

A forma de  avaliação dos alunos passa de "parecer" no 1º e 2º ano; "conceito" do 3º ao 5º ano e "nota" do 6º ao 9º ano para "parecer" no 1º e 2º ano; e "conceito" do 3º ao 9º ano. Também será constituído um Espaço Filosófico em cada escola, contando com a atuação de um professor de filosofia, de até 20 horas semanais por turno.

A prefeitura aponta ainda como pontos positivos na proposta a presença de professores volantes nos anos iniciais, atuando em componentes específicos, como: contação de histórias e robótica e gameficação; projetos temáticos com carga horária na matriz curricular de todos os estudantes; presença de duas línguas estrangeiras para todos os estudantes dos anos finais (língua inglesa e língua espanhola) e criação de espaços com carga horária destinada a professores para articulação transversal com colegas e estudantes sobre as temáticas filosóficas e de inovação.

 

Texto

Elisandra Borba (reg.prof. 15448)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)