O Grande Momento será a atração do Cine Clube Umespa
A quarta sessão do Cine Clube Umespa apresentará o filme O Grande Momento, de 1958, dirigido por Roberto Santos, a partir das 9 horas deste sábado (6/6) no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Logo depois haverá debate com o público. A entrada é franca.
Com 78 minutos de duração, O Grande Momento traz uma crônica de costumes enfocando uma família da pequena burguesia paulista do bairro do Brás, em São Paulo. No dia de seu casamento, as dificuldades financeiras de um jovem, filho de imigrantes italianos, atrapalham a realização da festa. Ele, então, vê-se forçado a vender o que possui de mais valioso (uma bicicleta), para poder arcar com as despesas do evento, como festa, fotógrafo, alfaiate e viagem de núpcias.
Organizado pela União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa) com apoio do Memorial da Câmara, o Cine Clube de 2009 tem como tema De Getúlio a Lula. Até 3 de outubro deverão ser exibidos 21 filmes brasileiros. Desde o dia 16 de maio foram apresentadas três fitas: Getúlio, de Ana Carolina, Ópera do Malandro, de Ruy Guerra, e Os Anos JK, de Sílvio Tendler.
Informações com a presidente da Umespa, Carolina Alencar, pelo e-mail carolina.ninaumespa@gmail.com.br ou celular (51) 8494-3264.
PRÓXIMOS FILMES (sábados, às 9 horas, no Teatro Glênio Peres)
6/6
O Grande Momento
Roberto Santos (1958), 78 min
Crônica de costumes enfocando uma família da pequena burguesia paulista do bairro do Brás. No dia de seu casamento, as dificuldades financeiras de um filho de imigrantes italianos atrapalham a realização da festa.
13/6
Jango
Silvio Tendler (1984), 117 min
A vida política brasileira dos anos 60, tendo como fio condutor a biografia do presidente João Goulart, até a morte no exílio, reconstituída a partir de material de arquivo e entrevistas com ministro Afonso Arinos de Melo Franco, Raul Ryff, General Antonio Carlos Muricy, Leonel Brizola, Celso Furtado e Frei Betto, entre outros.
20/6
O Desafio
Paulo César Saraceni (1965), 90 min
O filme narra a história de um jovem jornalista, que, a partir de desilusões políticas e amorosas, vê-se sem perspectivas em relação à vida. Primeira resposta do Cinema Novo ao golpe de 1964, marcada pela adesão à tese do esgotamento do nacional-desenvolvimentismo.
27/6
Amante muito louca
Denoy de Oliveira (1973), 95 min
Amâncio, um típico classe média brasileiro, casado e pai de dois filhos, gerente de câmbio vive tranquilo com a família, mesmo tendo um caso com uma vedete de teatro, Brigite, mulher temperamental. Num determinado momento ela se vê no direito de compartilhar prazeres que somente a família de Amâncio tem e arma um escândalo em frente a casa do amante.
4/7
Vai trabalhar, vagabundo
Hugo Carvana (1973), 100 min
Típico malandro carioca ganha a liberdade, depois de passar algum tempo na cadeia. Ele está sem nenhum e para ganhar dinheiro, conta com sua sorte e seu talento para golpes e trambiques.
11/7
Lamarca, coração em chamas
Sérgio Rezende (1994), 114 min
Os dois últimos anos da vida de capitão Carlos Lamarca, desde o momento em que decide fazer uma opção radical pela revolução, deixando o Exército em janeiro de 1969 para integrar-se à luta armada contra a ditadura.
18/7
Zuzu Angel
Sérgio Rezende (2006), 103 min
Zuzu Angel, uma mãe que travou uma luta contra tudo e todos na busca pelo seu filho Stuart. Os anos 70 viram o mundo de pernas para o ar. No Brasil, a carreira de Zuzu Angel como estilista começa a deslanchar enquanto seu filho Stuart ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar então vigente no País.
25/7
Eles não usam black-tie
Leon Hirzman (1981), 134 min
Durante o ano de 1980, enquanto a a organização política e sindical da classe operária avança, um operário engravida a namorada e decide casar-se. A empresa onde ele trabalha entra em greve e ele resolve furar o movimento para garantir o emprego, entrando em confronto com o próprio pai, velho militante sindical.
1º/8
Dois Córregos
Carlos Reichenbach (1999), 107 min
Em 1969, ex-integrante da luta armada vive clandestinamente no sítio da irmã, na cidade de Dois Córregos, onde convive com três mulheres: a sobrinha adolescente, uma amiga, filha de militar influente, e a caseira, envolvida com capitão do Exército.
8/8
A Céu Aberto
João Batista de Andrade (1985), 78 min
O documentário nos leva ao Brasil de 1985. Tancredo Neves acaba de ser eleito Presidente da República, depois de duas décadas de ditadura militar. A escolha por um civil acaba por coroar o término do regime de exceção.
15/8
O Baiano Fantasma
Denoy de Oliveira (1984), 100 min
O paraibano Lambusca chega a São Paulo à procura do conterrâneo Antenor e acaba se envolvendo com uma quadrilha que "vende proteção". Prêmios de Melhor Filme, Diretor, Ator (José Dumont) e Menção Honrosa (Rafael de Carvalho) no 12º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado.
22/8
Que filme tu vai fazer?
Denoy de Oliveira (1991), 46 min
Num cemitério, um cineasta contempla as lápides da Embrafilme e da reserva de mercado, extintas por Collor no início de seu governo. O cineasta segue seu caminho, entrevistando o público e outros cineastas que falam de seus sonhos e projetos. O documentário deu a Denoy o prêmio de melhor diretor no Festival de Gramado, em 1992.
29/8
Pega ladrão
Denoy de Oliveira (1995), 30 min
Estudantes e trabalhadores lutam nas ruas de São Paulo e Belo Horizonte contra as privatizações. Prêmio de Melhor Vídeo Educativo na 21ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
5/9
Querô
Carlos Cortez (2007), 90 min
Abandonado pela mãe e criado nas ruas de Santos, Querô não tem medo da opressão nem da violência. Em sua briga pela sobrevivência, ele vai de encontro ao inferno vivido na Febem e procura sua própria justiça.
12/9
Sábado
Hugo Georgetti, (1994), 85 min
Uma equipe de publicidade ocupa o saguão do antigo Edifício das Américas para a gravação de um comercial. Mas um elevador quebrado obriga os moradores a dividirem o mesmo espaço com a fauna de aderentes ao neoliberalismo tupiniquim que compõem a equipe.
19/9
Boleiros - Era uma vez o futebol
Hugo Georgetti (1998), 93 min
Em um típico bar paulistano com fotos de jogadores de futebol espalhadas pelas paredes, um grupo de homens ali sentados tem algo muito forte em comum. São todos boleiros: profissionais (aposentados ou ainda na ativa) do futebol. Eles costumam reunir-se regularmente para relembrar fatos vividos e fazer comentários sobre jogos, atletas, times e juízes. Entre uma cerveja e outra eles vão alinhavando observações que os remetem a algum caso curioso e inesquecível do passado.
26/9
A terceira morte de Joaquim Bolívar
Flávio Cândido (1997), 104 min
Joaquim Bolívar descobre um golpe imobiliário do Coronel Gaudêncio, na construção de uma hidroelétrica, que deveria ser a redenção da cidade de Burruchaga. O conflito, se inicia em 1964 e atravessa 35 anos da nossa história recente.
3/10
Entreatos
João Moreira Salles (2004), 117 min
De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002 a equipe de filmagem acompanhou a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
Fonte: www.umespa.org.br
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Ouça:
O Grande Momento é a próxima atração no Cine Clube Umespa