Notícia

O Hospital Parque Belém será reativado

A previsão de reabertura de parte das atividades é de 30 dias (Diego Vara / Agencia RBS)
A previsão de reabertura de parte das atividades é de 30 dias (Diego Vara / Agencia RBS)

Trago, em primeira mão, essa notícia de extrema relevância para a nossa cidade. Depois de quase seis anos estando desativado, o Hospital Parque Belém será reativado graças à Associação Hospitalar Vila Nova que assumirá toda a gestão do hospital, após vencer leilão judicial. 

O Parque Belém estava fechado, devido a dívidas, desde maio de 2017. Na época, contava com 208 leitos, e, desses, 151 para atendimento pela da rede pública de saúde – entre os quais 50 para psiquiatria e 20 de Unidades de Tratamento Intensivo. A instituição já funcionava parcialmente: entidades de classe da área da saúde vinham denunciando demissões pelo menos desde 2014, e somente a ala psiquiátrica estava recebendo pacientes. Cinquenta funcionários – entre médicos, enfermeiros e servidores – tiveram suas demissões anunciadas.

Após tanto tempo desativado, o hospital necessitará de reformas e reparos, pois a estrutura passou por uma deterioração significativa. A ideia é que mais 100 novos leitos sejam instalados no Hospital, tanto para atendimento no SUS quanto privado. A previsão de reabertura de parte das atividades é de 30 dias, segundo estimativa. 

Parabenizo o Diretor-Presidente, Dr. Dirceu Dalmolin, por essa iniciativa tão significativa para a população de Porto Alegre e em especial a do Extremo Sul. Durante o meu mandato tenho destinado boa parte de minhas emendas para a saúde de Porto Alegre, pois sei o quanto os nossos hospitais precisam de investimentos para ofertar um serviço de maior qualidade para a nossa população. Fico muito feliz com essa notícia que, para mim, é a melhor do ano!