Padre Edgar Jotz é Cidadão de Porto Alegre
Em solenidade realizada nesta quinta-feira (5/10), a Câmara Municipal concedeu ao padre Edgar Jotz, pároco há 47 anos da Paróquia Santa Cecília, o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre. Natural de Alto Feliz, a 90 quilômetros da Capital, filho de pequenos agricultores, padre Edgar é formado em Filosofia, Teologia e Direito. Ordenado padre em dezembro de 1956, pelo então cardeal Dom Vicente Scherer, foi empossado pároco da Paróquia Santa Cecília em 7 de setembro de 1958, cargo que desempenha até hoje.
Agradecendo o título, Jotz disse que as paróquias que recebem auxílio procuram não apenas distribuir os alimentos (dar o peixe), mas buscam promover a integração social daqueles que recebem a doação (ensinar a pescar). É fácil aplaudir sem colaborar, sem agir, sem repartir o que é seu. Difícil é engajar-se, fazer a sua parte, participar, enfatizou o novo cidadão.
Nos 47 anos de atuação à frente da paróquia, Jotz organizou ações sociais, dentre elas o apoio a creches na Ilhas das Flores e na Vila das Placas. Atualmente, o religioso coordena a doação mensal de quatro toneladas de alimentos não perecíveis a sete paróquias da Capital.
O proponente da homenagem, vereador Adeli Sell (PT), ressaltou as qualidades do padre, sua valentia e perfil de homem correto. Nesses momentos de crise de conduta, é muito importante falar da trajetória de homens como o padre Edgar, destacando seu alto espírito de doação e coletividade, salientou Adeli. Pela bancada do PP, o vereador João Carlos Nedel destacou o valoroso trabalho social e comunitário do homenageado.
Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)
Leia aqui o currículo do homenageado e a íntegra do projeto