Atividade Legislativa

Pai Cleon de Oxalá é nome de rua na Vila Tronco

Projeto de Pedro Ruas foi aprovado e sancionado pelo prefeito

Thaís, Ruas, Simone
Thaís, Ruas, Simone

Dirigentes do Reino de Oxalá - Sociedade Beneficente Sete Flexas e Oxalá, Thaís Martins Fonseca e Simone Martins, estiveram em audiência com o vereador Pedro Ruas, na terça-feira (11/04/2023), quando foram informados que o nome do religioso designará a atual Rua A, na Vila Tronco II, bairro Santa Teresa. A Lei 13.228, de 8 de setembro de 2022, é resultado do projeto apresentado pelo vereador, e determina que as placas denominativas conterão os seguintes dizeres: “Rua Pai Cleon de Oxalá – Líder religioso e comunitário de Porto Alegre”. A data para a inauguração das placas ainda está sendo definida.

Na mesma audiência, realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre, as dirigentes informaram que a entidade está retomando aos poucos as atividades, visto que em janeiro de 2021 ocorreu o falecimento do líder religioso e, ainda, a casa localizada NA Avenida Mariano de Matos, 884, bairro Medianeira, sofreu vários danos em decorrência das obras da Avenida Tronco. Conforme Simone Martins, nora de Pai Cleon e filha de Santo do Reino de Oxalá, ocorreram várias rachaduras nas paredes e no piso do salão principal, o que impede a realização de eventos tradicionais nos quais mais de 300 pessoas participavam ao mesmo tempo.

A presidente da Sociedade Beneficente Sete Flexas Reino de Oxalá, Thaís Martins Fonseca, neta de Pai Cleon, manifestou sua disposição em prosseguir com a entidade ao lado dos irmãos de crença, porém precisa, antes disso, resolver os problemas surgidos na estrutura da casa. Pedro Ruas garantiu que irá verificar com os setores adequados da Prefeitura, para encontrar uma solução.

Fundada pelo babalorixá Pai Cleon de Oxalá, há 64 anos (06/09/1969), em Porto Alegre, a Casa presta atendimento na área social, espiritual e religiosa, atendendo demandas das comunidades que necessitam. Em todos os anos, em 06 de setembro, realiza sua grande festa de aniversário de fundação. “Assim que tivermos a certeza sobre a segurança do local iniciaremos os preparativos para comemorar neste ano com a comunidade, pois com a pandemia e o passamento do nosso líder, não foi possível realizar um evento maior nesses últimos anos”, enfatizou Thaís.

Entre as principais atividades do calendário anual do Reino de Oxalá - casa de religião africana da Nação Cabinda e Umbanda - figuram a Páscoa, a Campanha do Agasalho, a Festa de Iemanjá no litoral, Cosme e Damião, Dia da Criança em 12 de outubro, Natal Carente.

 

Texto

Jurema Josefa, Assessora de Imprensa

Edição

jurema josefa (MTB-3.882 RS)