Comissão Processante

Parecer aprovado é pela continuidade do processo de impeachment

  • Entrega de relatório da Comissão Processante contra Nelson Marchezan à Presidência da Câmara.
    Pujol, Alvoni (ao fundo) e Sossmeier na entrega do relatório (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Entrega de relatório da Comissão Processante contra Nelson Marchezan à Presidência da Câmara.
    Rosário se retirou da reunião sem votar o parecer (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Reginaldo Pujol (DEM), recebeu hoje (20/11) pela manhã os integrantes da Comissão Processante, que concluiu seus trabalhos analisando o impeachment do atual prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr.. O relatório, aprovado na comissão por dois votos a zero, recomenda a continuidade do processo de impeachment e será votado agora pelo Plenário.

A sessão foi realizada no Salão Nobre Dilamar Machado e estavam presentes o presidente da comissão, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), o relator Alvoni Medina (Republicanos) e o terceiro integrante, vereador Ramiro Rosário (PSDB). Antes de entregar o documento a Pujol, Alvoni leu o parecer, que tem cerca de 80 páginas. Ainda durante a leitura do parecer, Ramiro Rosário se retirou da sala alegando que tomaria as medidas judiciais cabíveis. No início da reunião, ele já havia manifestado seu descontentamento pela entrega tardia, às 19h30min de ontem (19/11), do documento, inviabilizando, segundo ele, uma análise correta e atenta. 

Sossmeier disse que como Rosário se ausentou por vontade própria, eles iriam seguir a votação com os demais participantes da comissão e entregar o relatório em mãos ao vereador Pujol. Alvoni e Sossmeier votaram pela continuidade do processo de impeachment. Pujol não emitiu opinião e disse que vai aguardar o assessoramento da Procuradoria da Câmara Municipal e encaminhar as decisões cabíveis.

“A comissão cumpriu o seu papel de entregar o seu trabalho nesse relatório. O vereador Rosário pediu vistas de mais 24 horas. Respeitamos a decisão dele, mas como foi uma atitude pessoal, não interferirá no trabalho da comissão”, concluiu Hamilton Sossmeier.

Alvoni Medina também enfatizou um ciclo cumprido de uma longa jornada de trabalho: ”Agora as tomadas de decisões são da Câmara, que deve colocar em votação o processo nos próximos dias.”

Texto

Mariana Bertolucci, reg.prof. 8479

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)