Saúde

Parque Belém pede apoio para reabrir emergência

Vereadores visitaram hospital... Foto: Ederson Nunes
Vereadores visitaram hospital... Foto: Ederson Nunes
Reabrir o setor de atendimento de emergência do hospital. Esta foi a principal reivindicação dos representantes do Complexo Hospitalar Parque Belém na visita de uma comitiva da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (5/2), para ver as condições de atendimento e as carências do local.

O presidente da instituição, Luiz Augusto Pereira, pediu ajuda para que os vereadores façam a interlocução junto à Prefeitura de Porto Alegre e ao Ministério da Saúde para a liberação das verbas necessárias para que o setor de emergência volte a funcionar. “Recentemente concluímos as obras físicas, com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, para entrar em funcionamento, precisamos de recursos para equipar o setor e contratar pessoal”, explica Pereira. 
 
Sensibilizados com o problema, o presidente da Casa, Dr. Thiago Duarte (PDT), e os demais vereadores presentes assumiram o compromisso de buscar uma solução. “Constatamos com esta visita que há muitas dificuldades no local. Vamos encaminhar uma reunião urgente com a Secretaria Municipal da Saúde para entender onde este nó está amarrado e, a partir daí, encontrar uma solução para colocar os leitos a serviço da população”, garantiu Dr. Thiago. A abertura da emergência, segundo informações dos representantes do hospital, estava prevista para julho de 2012. 

Atendimento

O Hospital Parque Belém atende diversos bairros do extremo sul da Capital (Glória, Lami, Belém Velho, Vila Nova, Rincão, Lomba do Pinheiro e Restinga). Mensalmente são realizadas cerca de 450 internações pelo SUS e 100 particulares, além de 200 cirurgias e 17 mil exames laboratoriais. “Se reabrirmos a emergência podemos ampliar este número, ajudando a desafogar os hospitais que estão geograficamente no centro da cidade. A maioria das pessoas que saem do Belém Velho e da região para realizar procedimentos médicos poderiam fazê-lo aqui”, afirma pereira.

Também participaram da visita os vereadores Séfora Mota (PRB), Cláudio Janta (PDT), Alceu Brasinha (PTB) e Engenheiro Comassetto (PT). 

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14303)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)