Plenário

Pastor Charles Dean pode se tornar Cidadão Emérito

Câmara Municipal de Porto Alegre. Palácio Aloísio Filho.
Outdoor em frente ao Legislativo da capital gaúcha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal, projeto de lei de autoria do vereador José Freitas (PRB) que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao pastor Charles Dean Alves Guimarães. Nascido em Porto Alegre no dia 18 de agosto de 1971, foi criado no Bairro Restinga e se envolveu com drogas e crimes na adolescência, dos quais se libertou em 2004, com 33 anos, ao se converter à fé cristã.

Ainda quando era conhecido apenas como Irmão Dean, o pastor Charles, desde o início da sua conversão, já trabalhava na comunidade do Morro Santana, onde reside até hoje, oferecendo a Palavra de Deus, organizando ações sociais e assistindo como podia aos mais necessitados. Foi através do projeto Cadeiras Brancas que um trabalho social direcionado começou a ser desenvolvido. O projeto tinha como objetivo resgatar jovens do uso e do tráfico de drogas. Assim, eram realizados encontros de grupos de apoio aos dependentes e suas famílias para compartilhar experiências, anseios e apoiarem-se uns aos outros em busca de uma saída e uma reconstrução em suas vidas.

Segundo o vereador, Charles percebeu que o caminho de resgate era dolorido e difícil para os dependentes químicos e suas famílias e que a prevenção seria “a chave transformadora de uma juventude que estava sendo consumida pelo uso do crack”. Então, nasceu o Projeto Evangélico Aspirantes de Cristo, no dia 11 de março de 2008, com 13 meninos e "a visão de um futuro melhor, um meio de preparar crianças para serem bons adultos, criando um caráter cristão para vencer as dificuldades impostas pelo mundo, honrar seus pais, serem estudiosos, respeitarem e amarem o seu próximo como a si mesmos".

Conforme Freitas, o objetivo de Charles é ensinar o caminho em que a criança deve andar a fim de que mais tarde não se desvie dele, utilizando o esporte como um atrativo para poder passar o ensinamento da palavra de Deus e servir como um modo de prevenção para que não se envolvam com o mundo das drogas.

Com o passar do tempo, de acordo com o autor do projeto, percebeu-se que a palavra oferecida às crianças e aos adolescentes causou um impacto em suas vidas, alcançando também os seus familiares. "A mudança no bairro foi significativa, pois os possíveis sucessores do mundo do crime não mais estavam à disposição do tráfico, mas no projeto ouvindo a palavra de Deus, praticando esportes e percebendo que havia outra possibilidade de vida, com sonhos que poderiam ser realizados, e com um futuro de vitórias."

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Tópicos:Cidadão Emérito de Porto AlegrePastor Charles Dean