Sessão Solene

Pediatra João Henrique Sommer Pereira é agraciado com título de Cidadão

Outorga de Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor João Henrique Sommer Pereira. Vereador João Carlos Nedel entrega o título ao homenageado.
Nedel (c) e Sommer Pereira (à direita, de terno azul) na entrega do título (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu na noite desta terça-feira (6/8) o título de Cidadão da Capital ao médico pediatra João Henrique Sommer Pereira. A solenidade, proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), ocorreu no Plenário Otávio Rocha do Legislativo e foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM). Na tribuna, o vereador Nedel elencou as principais atividades desenvolvidas pelo homenageado ao longo de sua carreira, além de salientar que o sacerdócio exprime a vocação que uma atividade exige, especialmente profissões como magistério e medicina, pela dedicação exigida por esses profissionais. 

“Pereira tem devoção à prática da medicina e em especial a pediatria. Sempre gostou de atividades que envolviam a comunidade, associada à sua preocupação com o outro. Penso que a escolha da especialidade permite confundir trabalho com o grande talento da vida, e o médico é aquele que pode levar algum conforto às pessoas, desde que seja sensível à condição do outro. Assim é nosso homenageado”, disse o parlamentar.

Nedel ainda ressaltou que Pereira também atende pessoas especiais da Casa do Menino Jesus de Praga, cuidando deles voluntariamente. “Ele é um exemplo para todos nós, um homem de fibra, que superou muitas adversidades. Já atendeu mais de 80 mil crianças ao longo dessas cinco décadas”, afirmou, destacando que o médico também recebe o Troféu Guerreiro, como reconhecimento pessoal do vereador Nedel. “Trata-se de uma escultura elaborada com as pedras do rio Ijuí”, finalizou. 

Homenageado 

Sommer Pereira disse se orgulhar de ter feito a diferença nos lugares onde passou. “Sempre estimulei o trabalho do médico e formas de melhorar os procedimentos médicos”, disse. Ele lembrou que nesses 50 anos que vive em Porto Alegre sempre ia atender na casa dos clientes. “Hoje em dia isso é cada vez mais difícil pela questão da segurança, mas eu sempre me senti bem assim. Agradeço a minha família por sempre ter me apoiado”, relatou.

O médico pediatra teceu um elogio à prefeitura de Porto Alegre, que hoje soma mais ou menos 140 pontos de saúde na capital. “Além de se criar postos, também devem ter mão de obra, pois sempre defendi que deve haver sequência de atendimentos, se os clientes não me ligam, eu ligo mesmo”, contou.  Pereira lembrou que uma vez estava saindo do posto da Vila Jardim e logo avistou uma cliente com quatro dos seus cinco filhos. “Hoje vim trazer um presente para o senhor, disse ela e me entregou um pacote de jornal com um pouco de barro e dentro tinha uma garrafa de uísque. Aquilo me marcou muito porque as pessoas carentes precisam muito da gente e nós deles também, porque isso é algo que não tem preço”, emocionou-se 

Trajetória 

Sommer Pereira cursou a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria e realizou residência em pediatria no Hospital Infantil do Morumbi, em São Paulo. Foi presidente da Unimed Porto Alegre de 1992 a 1996 e é um dos fundadores da Unicred Porto Alegre. Trabalhou na cidade de São Luiz Gonzaga logo após sua formatura, onde permaneceu até 1968. Ainda naquele ano, passou a exercer seu trabalho em Santo Ângelo. Veio a Porto Alegre em 1970, e, logo a seguir, estava trabalhando no posto de saúde Belém Novo, que chefiou por dois anos. Em seguida, foi para Gravataí, chefiando a equipe médica do posto daquela cidade de 1974 a 1977, retornando neste ano para trabalhar no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).

Neste local, iniciou trabalhando como médico no ambulatório de pediatria e como instrutor de residência desta especialidade e, a seguir, passou a chefiar o serviço de pediatria e a assessorar a direção do hospital. Durante a década de 1980, exerceu cargos de direção do HMIPV, inclusive o de diretor-geral da instituição. Neste período, são destacadas a criação do banco de leite materno e do banco de sangue, a implantação de estatísticas hospitalares, a administração por metas, a auditoria médica e a formação das políticas organizacionais.

Também prestigiaram a sessão o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª região Leandro Paulsen; a procuradora do estado do Rio Grande do Sul Amália Paulsen; o vice-presidente da Unicred Porto Alegre, Vicente Bassols, além do coordenador da confraria São Luizense, Luiz Carlos Stocker.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof. 13688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)