Verdade e Justiça

Pedro Ruas destaca Golpe de 31 de março

Golpe Militar tirou direitos cassou mandatos, prendeu, torturou e matou

Ver. Pedro Ruas - PSOL
Ver. Pedro Ruas - PSOL (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quarta-feira, 31/03/2021, o vereador Pedro Ruas (PSOL) destacou os 57 anos do Golpe Militar que, segundo ele, "representou 21 anos de atraso à nossa Nação e uma marca impagável da história do Brasil". Conforme o Líder da Oposição na Câmara, é importante lembrar para que as gerações de agora e as futuras não sofram as barbáries que tantas pessoas, estudantes, jovens, trabalhadores, políticos, juízes, religiosos e tantos outros sofreram. Lembrou que quando deputado, na Assembleia Legislativa, no ano de 2015, ele promoveu uma comissão especialmente para ouvir e registrar as memórias dolorosas de tantas famílias e pessoas que foram atingidas.

                Ruas destacou que é "importante que se resgate a memória, se busque a verdade para que a justiça seja feita para todos aqueles que perderam direitos, que foram presos e muitos desses torturados até a morte nos porões da ditadura". No final do seu pronunciamento, o vereador reforçou que “os grandes vilões de 64 criaram uma forma de não serem punidos. O 31 de março é a marca do arbítrio, da morte, da tortura, e um símbolo a ser relembrado na busca da memória e da justiça.”

                Em 27 de março de 2014 Pedro Ruas promoveu uma homenagem, na Câmara de Vereadores, evento que ele classificou como de Restituição dos Cargos aos que tiveram seus Direitos Cassados pela Ditadura. Numa concorrida sessão plenária, foram homenageados com a restituição dos seus mandatos: Sereno Chaise (prefeito  de 86 na época, preso mais de 30 vezes em menos de um ano) faleceu em 2017);  Ajadil de Lemos (vice, já falecido na ocasião) e aos vereadores Alberto Schroeter, Hamilton Chaves, Dilamar Machado, Marcos Klassmann e Glênio Peres (também falecidos, naquela ocasião) - e Índio Brum Vargas, na época com 86 anos. Notícia dessa sessão pode ser encontrada no site da Imprensa desta Câmara Municipal.

                Após a sessão plenária desta quarta-feira (31/03/2021), o vereador Pedro Ruas participou de uma live, através do facebook, debatendo o Golpe de 64 e a Crise atual - com a tentativa de golpe do presidente Bolsonaro, ao demitir os comandantes das Forças Armadas, no dia 30 - com a deputada federal Fernanda Melchionna e com o jornalista Juremir Machado, colunista do Correio do Povo e professor de Jornalismo da Famecos (PUCRS).

Texto

Jurema Josefa, jornalista e assessora de Imprensa/ Gabinete Pedro Ruas

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)