Transporte: Passe Livre

Pedro Ruas: Nunca antes Essa Casa havia sido afrontada dessa forma

Vereador avalia que prefeito ficou magoado com as críticas recebidas por ter criado confusão para impedir o passe livre pleno, sem complicações aos usuários, no primeiro turno eleitoral

Ruas pede a palavra
Ruas pede a palavra (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Líder da bancada do PSOL na Câmara de Porto Alegre, vereador Pedro Ruas, fez um discurso de desagravo à forma pela qual o prefeito se pronunciou, num tom de voz alterado e muito elevado, na tribuna daquela Casa Legislativa, chamando os vereadores dos partidos de Oposição de irresponsáveis e demagogos, nesta segunda-feira (10/10/22). Melo foi ao Legislativo levar o projeto de lei para a criação do passe livre nas eleições- depois das muitas críticas e confusões ocorridas antes do dia do primeiro turno - e, na sua fala na tribuna da Câmara, aproveitou para reclamar da oposição, dizendo que quando enviou o projeto sobre o tema, nunca deram palpite e agora foram irresponsáveis por pedir à Justiça que liberasse os passageiros de pagamento da passagem.  

            Como o prefeito falou e foi embora, não cumprindo o regimento interno da Câmara, que prevê a entrega de proposta, seguida de pronunciamentos das bancadas, Ruas usou a tribuna e rebateu cada item. Começou destacando que a Câmara como instituição havia sido ofendida, pois o prefeito foi lá, disse o que queria e virou as costas, indo embora. "Nunca vimos ou vivemos algo semelhante ao que ocorreu nessa tarde, nesta Câmara. O prefeito vem aqui na nossa casa, nos chama de irresponsáveis e vai embora. Nunca fomos à prefeitura chamar o prefeito de irresponsável. Sempre fomos respeitosos", destacou. Pedro Ruas destacou que o prefeito está magoado, pois foi chamado de antidemocrático, por ter criando problemas para a concessão do passe livre, e agora se vinga e xinga os vereadores de oposição. "Veio aqui, na nossa Casa que é a do povo, nos chama de irresponsáveis e vai embora. Ele é o irresponsável. Também mentiroso e covarde. Mentiroso porque disse aqui na tribuna que a oposição não fez qualquer tentativa de melhorar a lei do passe livre, uma inverdade. E covarde, porque vai embora, não quer ouvir os argumentos", disse Ruas.

Por fim, o vereador Pedro Ruas lembrou que Melo sempre combateu as reduções de tarifas. Fui colega dele em três legislaturas e sei sua posição. “Quando conseguimos a redução das tarifas na justiça eu mesmo entreguei a ele a decisão, pois o prefeito estava viajando. Melo classificou como uma barbaridade e quase rasgou o documento”. O líder do PSOL deixou muito claro que a partir das ofensas e mentiras proferidas na tribuna por Melo, irá falar muito sobre o tema. “Estaremos atentos e ele terá dura resposta da nossa parte”, complementou.

           

Texto

Jurema Josefa /Imprensa Gabinete Pedro Ruas

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)