DIREITOS HUMANOS

Pedro Ruas participa de Fórum na Argentina

Documentário do MJDH no Fórum Mundial de Direitos Humanos, indica que Operação Condor pode ter nascido no Brasil

Fórum Mundial de Direitos Humanos

Jair Krischke e Pedro Ruas no Centro Cultural Kirchner
Jair Krischke e Pedro Ruas no Centro Cultural Kirchner

O documentário apresentado terça e quarta-feira (21 e 22/03/2023) por Jair Krischke, presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), no III Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023, em Buenos Aires (Argentina), indicam que a Operação Condor pode ter sido criada no Brasil no final da década de 60. Essa é a avaliação do vereador Pedro Ruas, líder na Câmara Municipal de Porto Alegre, que participa do evento como convidado. “O trabalho de Krischke é muito bem documentado e prova que ao chegar ao Chile esse método de sequestrar, torturar e desaparecer com as vítimas já era comum no Brasil e países vizinhos. Apenas em 1975 recebeu esse nome no Chile”, afirma Ruas.

A reapresentação do documentário do MJDH “Operação Condor, um crime de Estado” na quarta-feira (22), atendeu um público maior, visto que o Centro Cultural Kirchner dispõe de salas mais amplas, devido a repercussão do tema. Ainda na quarta-feira, foi prestada homenagem à vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada há cinco anos. A homenagem ocorreu no Parque da Memória, um espaço público dedicado aos argentinos mortos ou desaparecidos com a ditadura militar.

O que é o Fórum

O III Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023, em Buenos Aires, é o maior encontro de ativistas dos direitos humanos do mundo, um espaço de reflexão e fortalecimento das lutas por mais igualdade e justiça, com a participação de organizações e referências de todo o mundo, entre eles o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais que oferece diversas atividades, apresentações e oficinas. A abertura, na segunda-feira, 20, foi feita pelo presidente argentino Alberto Fernández, com a presença de muitas autoridades e personalidades, entre essas a representante das Madres de Plaza de Mayo Línea Fundadora, Taty Almeida; do Prêmio Nobel da Paz e presidente honorário de Forum, Adolfo Pérez Esquivel e ainda da diretora do CIPDH-UNESCO, Fernanda Gil Lozano.

O foco principal nesta terceira edição é continuar aprofundando o diálogo, atualizando o diagnóstico da situação sobre os principais avanços, recuos  e desafios em matéria de promoção e proteção dos direitos humanos no mundo; intercambiar experiencias exitosas, propostas inovadoras e promover o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação horizontal entre os participantes a nível nacional, regional e internacional. Oferecerá, ainda, um espaço privilegiado para o impulso dos Objetivos do Desenvolvimento sustentável.

A primeira edição do Fórum em 2013, no Brasil contou com a participação de 74 países e mais de 700 instituições. Em 2014, o Fórum foi realizado no Marrocos com 95 países e 750 organizações. Mais de 100 países e cerca de 1 mil instituições da sociedade civil estão representados na Argentina. O Fórum iniciou dia 20 e encerra no sábado dia 25.

Terras indígenas, moradia e segurança alimentar na pauta

Pedro Ruas levou em sua agenda temas relacionados a necessidade de políticas capazes de garantir as terras ancestrais para os povos indígenas, o que não vem sendo respeitado no Estado e, também em várias partes do Brasil. Da mesma forma, o vereador que integra a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), selecionou espaços de debates sobre o tema moradia e segurança alimentar.

 Dias antes da viagem para participar do III Fórum, Ruas esteve em reunião com o arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Splengler, debatendo sobre a Campanha da Fraternidade cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. É a terceira vez que a emergência sobre o enfrentamento da fome é escolhida pela CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil), tendo em vista que milhares de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar. O tema – fome mundial - figura nos debates desse III Fórum Mundial de Direitos Humanos.

 

Texto

Jornalista Jurema Josefa/gabinete Pedro Ruas

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)