INSTITUCIONAL

Plano Diretor terá conferência de avaliação em março

Presidente Hamilton Sossmeier recebe o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Senhor Germano Bremm, a Diretora Geral de Planejamento Urbano Sustentável, Patrícia Tschoepke e integrantes da equipe do Plano Diretor.
Presidente Hamilton Sossmeier recebe o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Senhor Germano Bremm, a Diretora Geral de Planejamento Urbano Sustentável, Patrícia Tschoepke e integrantes da equipe do Plano Diretor. (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, Hamilson Sossmeier (PTB) recebeu nesta terça-feira, 07, o ssecretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm. Durante a reunião, o chefe do legislativo recebeu o convite para participar da Conferência de Avaliação do Plano Diretor que ocorre nos dias 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUC-RS. Questões relacionadas a criação de uma comissão especial para atuar na revisão do plano diretor também foi pauta do encontro.

Sossmeier destacou que a discussão em torno da revisão do Plano Diretor é a principal pauta e missão do Legislativo em 2023. “Estaremos na conferência e em todos os demais eventos e espaços de debate a respeito do Plano Diretor. A Câmara atuará de forma ativa para que possamos construir o melhor para o desenvolvimento da nossa Capital”, diz o presidente do Legislativo.

Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Smamus, a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do Plano Diretor vigente, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

“Nossa cidade evoluiu nas últimas décadas. A conferência é o momento no qual vamos debater o que está adequado e no que precisamos avançar em relação ao atual Plano Diretor para podermos definir as propostas que estarão no projeto de lei que será enviado para a Câmara no segundo semestre”, explica Bremm.

Com inscrições abertas, a conferência será divida em três dias e irá reunir especialistas em urbanismo, entidades, conselhos municipais, sociedade civil, estudantes e população em geral para analisar o impacto do atual Plano Diretor no desenvolvimento urbano da cidade. O debate será dividido em sete temas: Desenvolvimento Social e Cultura; Ambiente Natural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico e Gestão da Cidade.

Os interessados podem fazer inscrições pelo link. No ato da inscrição, é possível escolher qual eixo temático deseja participar. Os três dias de evento irão das 9h às 18h, com intervalo ao meio-dia.

Texto

Carla Bisol/PMPA

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)