SESSÃO SOLENE

Plaza São Rafael recebe Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

  • Concede o Troféu de Câmara de Porto Alegre ao Plaza São Rafael Hotel
    Plaza São Rafael recebeu homenagem em seu aniversário de 50 anos (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Concede o Troféu de Câmara de Porto Alegre ao Plaza São Rafael Hotel
    Diretor da Rede Plaza de Hotéis, Oscar Schmidt (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

O Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos recebeu nesta terça-feira (11/4) o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A entrega da honraria foi feita em sessão solene do Legislativo realizada no Plenário Otávio Rocha. O proponente da homenagem foi o vereador Pablo Melo (MDB).

“Porto Alegre é uma cidade acolhedora, e um de seus hotéis mais acolhedores está completando 50 anos”, destacou Melo. Ele afirmou que o troféu é a honraria máxima do Legislativo, ressaltando que cada vereador só pode concedê-lo uma vez ao longo dos quatro anos de mandato. “São poucos os estabelecimentos que, como o Plaza São Rafael, conseguem aliar tradição e inovação – e é disso que Porto Alegre precisa”, enalteceu.

O diretor da Rede Plaza de Hotéis, Oscar Schmidt, ressaltou que o Plaza São Rafael foi o primeiro hotel de padrão internacional da Capital. Ele relembrou a trajetória do estabelecimento e destacou “o mosaico de eventos pessoais e o fluxo de histórias que circularam no hotel nesses 50 anos”.

Schmidt afirmou que, à época da construção do Plaza São Rafael, a localidade era considerada como o terreno mais valorizado do País ao sul de São Paulo. Ele mencionou que, nas décadas seguintes, “a cidade cresceu em outros vetores” e elogiou iniciativas recentes de transformação do Centro da Capital. 

“Revitalizar o Centro Histórico é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico, para a melhoria da qualidade de vida e para o fomento da atividade urbanística. Nesse contexto, é essencial que todos os agentes envolvidos somem esforços para atingir esse objetivo”, afirmou. Schmidt valorizou o trabalho de Porto Alegre na “consolidação de seu potencial turístico” e destacou que “os números recentes indicam franca recuperação” após a crise da pandemia.

A solenidade foi presidida pelo vereador Alexandre Bobadra (PL) e contou com a presença do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, o vereador licenciado Cezar Schirmer, representando o Poder Executivo.

História

A Rede Plaza de Hotéis teve início em 1953, na Capital gaúcha. Em 1958, foi inaugurado o Plaza Porto Alegre Hotel, também conhecido como Plazinha. Inaugurado em 14 abril de 1973, o Plaza São Rafael foi o primeiro hotel cinco estrelas do estado do Rio Grande do Sul. Também foi pioneiro em outros aspectos: trouxe ao estado um Centro de Eventos com capacidade de até 3000 pessoas, e foi protagonista oferecendo serviços de gastronomia 24 horas. As evoluções continuaram e em 2000, houve o lançamento do 1º e-hotel do Brasil, conceito que aliou tecnologia e meio de hospedagem.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)