Alunos da Escola Toyama propõem reforço na segurança
Cinco projetos foram apresentados e aprovados por 19 alunos de 7ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Toyama na Sessão Plenária do Estudante desta quarta-feira (10/5). Três das propostas, elaboradas em sala de aula, demonstraram a preocupação dos jovens com a falta de segurança e o crescimento da violência. Promovida pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, a atividade foi realizada no Plenário Ana Terra com a participação dos vereadores Ervino Besson (PDT), Maria Celeste (PT) e Mônica Leal (PP).
No período de Comunicações, a tribuna foi ocupada por Othon Silva, 12 anos, que defendeu a importância da educação na busca da qualidade de vida. A educação é fundamental contra a ignorância e violência, disse. A vida não é fácil, mas estudar a torna mais livre e útil para podermos construir um mundo melhor.
As Plenárias do Estudante são realizadas com alunos de 7ª e 8ª séries e do Ensino Médio. As escolas podem agendar participação pelo telefone (51) 3220-4187.
Os projetos apresentados
Propõe a implantação do Ensino Médio na Escola Estadual Toyama. De Angélica Moiano, Bruna Biavatti, Jéssica Cavalleri e Larissa Skizek. Os pais ficariam mais tranqüilos em saber que seus filhos estão estudando próximos de casa, justificam.
Propõe o reforço da segurança dos estádios. De William Pedroso, Jean Silveira, Felipe Dias, Othon da Silva e Vander Rodrigues. Com isso, diminuiremos a violência e as mortes nos estádios, afirmam.
Propõe fiscalização da violência praticada pelos policiais. De Aline Garbinatto, Ana Paula Avila, Josiana Boeira, Tays Cemim e Viviam Dutra. Os moradores têm de ter segurança em vez de medo dos policiais, explicam.
Propõe maior segurança nas ruas e escolas. De Giovani Zarpelon, Matheus Camargo, Alexandre Lima, Willian Pires e Paulo Kraemer. Queremos sair nas ruas, passear, andar de ônibus, mas não podemos; temos medo, dizem.
Propõe a conscientização da população contra o desmatamento. De Angélica Silva, Diandra Ribeiro, Bárbara de Souza, Ana Patrícia Ribeiro, Kettelen Amaral e Jéssica Rocha. Para as alunas, sem desmatamento as pessoas e os animais viveriam melhor.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)