Alunos do Glicério Alves pedem ginásio de esportes
A construção de um ginásio esportivo foi uma das reivindicações apresentadas por 55 alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual Glicério Alves que participaram da Sessão Plenária do Estudante desta quarta-feira (2/8). Os jovens debateram e votaram outros quatro projetos, com sugestões para as áreas de educação, transporte coletivo, saúde e segurança. Realizada no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, a sessão teve a presença do vereador Cláudio Sebenelo (PSDB).
No período de Comunicações, Artur Luís da Veiga, 20 anos, ocupou a tribuna para agradecer a oportunidade de exercer a cidadania na Plenária do Estudante. O pior analfabeto é o analfabeto político, disse. Artur também defendeu o voto consciente como forma de construir uma sociedade melhor.
As cinco propostas
- Construção de um ginásio de esportes no Colégio Glicério Alves, do Bairro Belém Novo. Para poder realizar exercícios físicos em dias de chuva e aos domingos e evitar que a escola tenha de alugar um espaço para essas atividades.
- Redução das tarifas de ônibus, mais opções de horários e aumento da frota. Para reduzir os gastos de quem tem de pegar mais de um ônibus diariamente e evitar intervalos muito longos entre um carro e outro.
- Mais recursos para as escolas públicas, que sofrem com problemas financeiros. Para a melhoria do ensino e a compra de mais livros de todas disciplinas.
- Mais investimentos nos postos de saúde, com aumento do número de médicos e convênios do Sistema Único de Saúde com laboratórios e hospitais particulares.
- Reforço na segurança de ruas, escolas, estádios e Centro, entre outros locais, principalmente à noite, com a colocação de câmeras nas ruas e no transporte coletivo e instalação de um posto policial em cada bairro.
A Plenária do Estudante é realizada pelo Memorial da Câmara com alunos de 7ª e 8ª séries e do Ensino Médio. Informações e agendamento de escolas: (51) 3220-4187.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)