Frente Parlamentar

Plenário aprova por unanimidade a criação da Frente Parlamentar da Economia dos Cuidados

Debater políticas e ações voltadas ao cuidado da população, principalmente idosos e mulheres, será um dos focos da Frente recém aprovada

Vereadora Biga Pereira
Vereadora Biga Pereira (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Câmara Municipal aprovou a criação da Frente Parlamentar da Economia dos Cuidados, proposta pela vereadora Biga Pereira (PC do B). No mundo inteiro, cresce a demanda por serviços de cuidado. Da mesma forma, relatórios da Organização Internacional do Trabalho apontam que as mulheres são responsáveis por 75% do trabalho de cuidado não remunerado no mundo. Porto Alegre é a capital com mais população idosa no país e a maior parte da população é composta por mulheres, razão pela qual a pauta dos cuidados deve ser debatida na forma de políticas públicas.

Se hoje você está vivo, é porque alguém já cuidou de você. E muito provavelmente, foram mulheres: são elas as principais responsáveis por cuidar dos filhos, netos, vizinhos, pais etc. Um relatório da Oxfam apontou que as mulheres são responsáveis por 75% do trabalho de cuidado não remunerado no mundo, somando, diariamente, mais de 12,5 bilhões de horas. Segundo o último relatório da Organização Internacional do Trabalho, cresce, no mundo todo, o número de pessoas que demandam serviços de cuidados: esse universo deverá ser de 2,3 milhões de pessoas em 2030. É preciso desenvolver políticas públicas para quem cuida: garantir vagas nas creches para que as mães possam trabalhar, regulamentar casas de acolhimento de idosos, pensar em redes de apoio que permitam a autonomia, a segurança e os direitos daqueles que se dedicam a cuidar dos outros.

A Frente irá pautar discussões e propor projetos, principalmente, nas áreas da educação, saúde, mobilidade urbana e segurança. A economia dos cuidados deve gerar um ciclo de aumento da arrecadação, possibilitando o investimento em políticas de atenção e sistemas de ação integral, gerando empregos e o consequente aumento do consumo.

Texto

Soraya Bertoncello (Reg. Profissional nº 17943/RS)

Edição

Soraya Bertoncello (Reg. Profissional nº 17943/RS)