Plenário

Comissão Representativa: Lideranças / Comunicações

Durante a reunião da comissão representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quarta-feira (20/7), os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

SEGURANÇA - Adeli Sell (PT) disse ser preciso questionar Secretaria Municipal de Segurança Pública sobre atuação da Guarda Municipal, pois os próprios municipais estariam abandonados e utilizados para "coisas não públicas". Alertou que, além do entorno do Ginásio Tesourinha, a BM e a polícia devem cuidar dos pontos de tráfico na Praça Garibaldi e na esquina da José do Patrocínio com Joaquim Nabuco. Para ele, as ações policiais consideradas "espetaculosas" são corretas, pois dão visibilidade às apreensões, como ocorre nos Estados Unidos. (CS)

MUNICÍPIOS - João Dib (PP) criticou projeto que tramita no Congresso prevendo a divisão do Pará em três estados. Lembrou que, em passado recente, o Rio Grande do Sul tinha 233 municípios, tendo hoje um total de 436 cidades e questionou a auto-sustentabilidade desses novos municípios. "Ao invés de criar novas cidades, é preciso melhorar condições dos municípios já existentes." Também ressaltou que a Brigada Militar já teve 32 mil homens na corporação, chegando a ter diminuído recentemente a 20 mil brigadianos. Segundo ele, é um equívoco pensar que a Guarda Municipal possa exercer funções da segurança pública. (CS)

COMUNIDADE - Sofia Cavedon (PT) fez balanço dos seis meses do projeto Câmara na Comunidade. Salientou a representação pluripartidária das visitas e o compromisso dos vereadores em encaminhar demandas apresentadas. Nas 26 comunidades visitadas, informou, 21 delas reclamaram de problemas com recolhimento e destinação do lixo, enquanto questões relativas ao DEP foram pautadas por outras 19. Os vereadores também receberam reivindicações relativas aos seguintes órgãos: Dmae (15 comunidades), Demhab e Gestão (11), CEEE, Educação (8), Saúde (7), Smov (7), Smam (7) e Esporte (5). Segundo Sofia, as demandas foram elencadas por comunidade e serão entregues ao prefeito. (CS)

EMERGÊNCIAS – Adeli Sell (PT) disse que apelaria por ações emergenciais da prefeitura na Vila dos Herdeiros por conta da ausência do Dmae e do DEP. Outra situação foi apontada no terminal Parobé. “A imundície é vista por todos os lados e está tomado pelos moradores de rua, onde o cidadão tem de pegar ou descer do ônibus. Onde está o colega Kevin Krieger? É hora dele visitar o terminal para entender o que está acontecendo”. Adeli declarou-se frustrado com o sistema de contêineres na cidade “É um dos mais caros e atrasados do mundo. Em Caxias do Sul e Passo Fundo são mais modernos, mais baratos e dão conta do lixo orgânico e do seco”, criticou. (FCC)

TEREZINHA – João Antônio Dib (PP) disse que, no Dia dos Amigos, mandava um abraço a todos seus amigos que são muitos, em especial, declarou sua homenagem para a ex-servidora da Câmara Municipal Terezinha Casagrande que foi diretora geral e redigiu com ele a Lei Orgânica do Município. “Passamos a noite toda na redação final e quando cheguei aqui pela manhã ela já estava pronta para votarmos”. É uma homenagem que se amplia aos servidores da Casa, às taquigrafas em especial. “Um abraço para os nossos servidores e minha homenagem especial à Terezinha”, finalizou Dib. (FCC)

MISÉRIA – Maria Celeste fez homenagem póstuma no Dia do Amigo ao comunicador Clóvis Duarte, que faleceu terça-feira (19/7). Ela ainda ressaltou o lançamento do programa Brasil sem Miséria “um programa arrojado e audacioso lançado pelo governo federal” e que será reforçado por ações do governo estadual. Dessa forma, solicitou à Casa que se some a essa iniciativa com propostas positivas a partir da leitura de que faltam políticas públicas nas vilas de Porto Alegre. (FCC)

PERIGO – Mauro Pinheiro (PT) propôs manifestação pública sobre as grandes aquisições na indústria de transporte aéreo, pois 85% das linhas estão com a Gol e a TAM. O principal problema, assinala Pinheiro, é a manutenção das aeronaves por conta do crescimento do número de trajetos e citou como exemplo de perigo o avião da empresa Noar que explodiu em Recife. Para Pinheiro, a manutenção é precária e os organismos de fiscalização precisam ser acionados. De acordo com ele, a situação é de praticamente monopólio o que favorece a negligência da segurança aérea. “As pessoas estão correndo risco nos voos e esperamos que a Anac tome providências”, criticou. (FCC)

ESCOLAR – Toni Proença (PPS) saudou a implementação de Lei aprovada na Casa, no final de 2010, que possibilitou fracionamento da compra do passe escolar. Segundo Toni, o processo iniciou na sexta-feira (15/7), e já no primeiro dia cem estudantes utilizaram este recurso, que tem mantido esta média diária. “Quero louvar o acerto da proposta, que recebeu apoio dos técnicos, vereadores e ao prefeito municipal José Fortunati”, agradeceu o parlamentar, que lamentou apenas o veto à emenda de Sofia Cavedon (PT) que possibilitava a compra com cartão de crédito. “A decisão se mostrou acertada pelo acesso e uso que vem tendo nos primeiros dias de sua aplicação”, elogiou Toni. (LO)

TESOURINHA - Professor Garcia (PMDB) disse ter recebido mensagem de um cidadão relatando drama vivido no Ginásio Tesourinha no domingo à noite, quando jovens tiveram bens saqueados por criminosos. O incidente acarretou o cancelamento do jogo final do Campeonato Metropolitano de Basquete, pois o carro dos atletas de um dos times finalistas foi saqueado e não havia mais condições para a realização do evento. Segundo o cidadão, esse tipo de crime acontece rotineiramente no local, gerando sentimento de impotência pela ausência total de segurança pública. Também reclamou que o estacionamento público gratuito localizado ao lado do Tesourinha fique fechado. (CS)

GESTÃO – Mauro Pinheiro (PT) lembrou a falta de gestão que, segundo ele, ocasionam problemas na cidade. Relatou que a Carris demonstra esse problema quando faz pregão para contratar empresa para comprar e instalar um software de gerenciamento. “Para que serve a Procempa? Para que contratar outra empresa? E a empresa vencedora que vai implantar um software de gestão é concorrente da Carris, a Sudeste, através do Consórcio Softbus”, criticou. Mauro cobrou explicações sobre três pregões que foram realizados, e informou que no primeiro o valor previsto era de R$ 285 mil, mas só foi concretizado no terceiro por R$ 569 mil. “Precisamos de explicação porque os valores foram aumentados”, questionou. (LO)

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)