Plenário

Grande Expediente / Comunicações

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos nos períodos de Grande Expediente e Comunicações na sessão ordinária desta quinta-feira (4/9)

CETE – Neuza Canabarro (PDT) criticou a secretária estadual de Educação, Mariza Abreu,  por estar retirando professores de educação física do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete). A vereadora informou que o estabelecimento foi criado no governo Alceu Collares e que funciona há 22 anos atendendo alunos com aptidão para a atividade esportiva. “Inclusive a Daiane dos Santos passou por lá dentre tantos atletas que orgulham os gaúchos”. Conforme disse a vereadora, a secretária a teria chamado de “chata” por insistir na manutenção do centro de treinamento. (RA)

MERCADO – Para Adeli Sell (PT) o Mercado Público de Porto Alegre está totalmente abandonado. Disse que desde 1997, quando assumiu seu primeiro mandato no Legislativo, vem fazendo mobilizações pela valorização desse local. “É um dos lugares mais importantes da nossa cidade. É um ícone, um símbolo”. Comunicou que já procurou vários órgãos públicos pedindo providências. Também lembrou que já pediu a instalação de uma comissão especial na Câmara, para tratar do assunto. “Ou tomamos uma atitude ou irei para outras instâncias”, disse o vereador ressaltando que o Mercado está sujo e com mau cheiro. (RA) 

TURISMO - João Carlos Nedel (PP) comemorou iniciativas em andamento para o incremento do turismo na cidade. Informou que está em conlusão, na Catedral Metropolitana, a criação do Museu Sacro, que, segundo disse, será inaugurado em alguns meses. "O Museu deverá colaborar fortemente com o turismo religioso", disse. Nedel citou a intenção da Arquidiocese de transformar a Vila Betânia, no Bairro Glória, em um grande projeto de turismo religioso, que contará, inclusive, com teleférico. Esse complexo, conforme o vereador, estará integrado à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ao Santuário da Mãe de Deus, à Capela de Belém Velho e a outras atrações de cunho religioso cristão. (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)